Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lider-descubra-como-desempenhar-seu-protagonismo

Líder, descubra como desempenhar seu protagonismo! 

Notícia | 23/11/2023

Laura Pereira

Muitos estagiários, aprendizes e efetivos almejam a liderança. Isso porque, todos sabem como o principal ativo de sucesso das corporações são as pessoas. Por isso, a pessoa nesse cargo precisa incentivar o melhor de cada um do time, aumentando a performance e os resultados de todos. Sendo assim, descubra como aprimorar essa habilidade e fique por dentro do assunto! 

Como se destacar no mercado e ser um líder inspirador para o time? 

Uma coisa é certa: existem milhares de desafios constantes em estar no alto da hierarquia. “É essencial esquecer essa ideia de receber essa posição. Na verdade, você precisa criar, agarrar e manter esse cargo”, iniciou Flávio Guimarães, executivo de multinacional e fundador da Escalada Corporativa. 

Dessa forma, é comum vermos colaboradores com muitos anos de casa, mas ainda nos primeiros patamares da carreira. “Para mudar isso, será necessário exercer uma liderança natural para influenciar e engajar pessoas. Também comece a ter um olhar atento para resolver problemas, mesmo aqueles fora das suas atribuições”, aconselha o empresário. Assim, quem te cerca passará a ver o sentido de administrar em suas ações diárias. 

Contudo, não fique esperando te reconhecerem para ser um bom capitão. Esse movimento deve partir de si mesmo e de uma maneira positiva, para, de fato, ser contagiante. “É preciso deixar claro porque você quer ser líder, seja para receber mais, deixar sua marca no mundo, influenciar indivíduos de maneira positiva, entre outros aspectos”, explica o expert. 

Pesquisas demonstram como um bom líder é fundamental para engajar a equipe 

Um levantamento do Nube perguntou: “o que mais desmotiva uma equipe?”. Como resposta, 37% dos entrevistados disseram ser mentiras e desrespeito, para 26% é a falta de comunicação. Por fim, 22% relataram ser os problemas de relacionamento entre os colegas e 12% a competitividade e falta de confiança.                                          

Para corroborar, o Nube apresentou uma série de situações e perguntou qual é a mais desmotivante. De acordo com 56% é nunca ser reconhecido pelo próprio trabalho, 14% ser contratado para uma tarefa e atuar em outra, 12% fazer as mesmas atividades de alguém com um salário maior, 8% acumular funções de outras pessoas e 7% realizar demandas diferentes da formação. 

Agora, outra pesquisa do Nube buscou a caracterização de um líder inspirador. Para 77% é quem tenha a capacidade de ensinar e motivar, 6,47% destacaram a acessibilidade e paciência como principais e 6,39% pontuam a preocupação com os demais integrantes. Enfim, 5% ressaltam a necessidade de um propósito, mesmo aliado à exigência, e 4% acreditam em quem tenha muito conhecimento para compartilhar. 

Já quando questionados sobre: “o que é ser um líder?”, cerca de 16 mil participantes apresentaram respostas diversas. Segundo 67%, é quem sabe motivar a equipe, 14% salientam a tomada de decisões assertivas, 9% também destacam a paciência para lidar com o próximo e, por último, 8% evidenciam a relevância de ser ágil na resolução de adversidades. “Ser um líder não é para qualquer pessoa, precisa de muito estudo”, finaliza Alejandra Nadruz, CHRO da Movidesk. 

Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete