Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-amenizar-a-volta-ao-escritorio

Como amenizar a volta ao escritório?  

Notícia | 09/02/2022

Laura Pereira

Com a pandemia, diversas empresas precisaram se adequar às pressas para o trabalho remoto, no intuito de proteger a saúde de todos. Entretanto, o mundo corporativo está em constante transformação. Com a vacinação em massa e o mercado de trabalho mais otimista, muitos estagiários, aprendizes e CLTs já estão de volta ao escritório. Nesse sentido, para tornar essa transição mais satisfatória para todos, é preciso se atentar a alguns pontos. 

A volta ao escritório: uma nova realidade cheia de questões

Consoante a Rodrigo Leme Santos, vice-presidente de inovação e tecnologia e founder da WebSIA, “na era pós Covid, o retorno não acontece segundo velhas práticas - trata-se de uma disrupção na qual é necessário um novo mindset do time de RH e dos líderes de negócios”, afirma. 

Todavia, uma coisa é certa: o modelo híbrido veio para ficar. Significa  um trabalho dividido, parte dos dias em casa e os outros na sede. Segundo uma pesquisa realizada em maio de 2021, pela empresa de seguros Prudential, 87% dos entrevistados desejam seguir remotamente ao menos um dia por semana. “Dados como esse apenas começam a descrever um quadro bastante complexo”, ressalta Santos. 

De acordo com um levantamento da Korn Ferry, com 581 profissionais dos Estados Unidos, 70% deles disseram achar estranho e difícil essa volta. Além disso, 88% relataram se sentirem estressados só de pensar na ideia. Ademais, também há a questão da vacina. Dados da Healthtech HSPW, uma plataforma de saúde preventiva voltada para o meio corporativo, comprovaram alguns impasses com essa questão. 

Apesar de 94% dos pesquisados afirmarem terem tomado, ao menos, uma dose do anti vírus, ainda há uma parcela significativa de pessoas escolhendo por não serem protegidas. “Nem todos quiseram responder por qual motivo não se imunizaram. Porém, a maioria afirmou ser uma opção pessoal, representando um verdadeiro desafio para as corporações”, comenta Nestor Sequeiros, CEO da HSPW. 

Além do mais, outra informação alarmante mostra o quanto a má qualidade de vida no ambiente empresarial ainda é uma questão muito presente (4%), assim como o Burnout (31%). “Percebemos como esses problemas precisam estar no plano de desenvolvimento de retorno. Para serem mais assertivos, os executivos devem compreender os desafios da força de trabalho no mundo pós-pandemia, fazendo as perguntas certas para conseguir agir com mais responsabilidade”, destaca Sequeiros. 

Estratégias para melhorar o retorno ao escritório 

infográfico 09-02-22

- Retenção de talentos:

Uma forma de lidar com esses pontos é contar com táticas de RH muito bem desenhadas, apresentando empatia com os colaboradores e soluções para esses dilemas. “É a hora de investir em ações para reter os talentos na organização, cativando pessoas com capacidade para exercer tarefas em qualquer lugar do mundo”, destaca o fundador da WebSIA. 

- Visualização em 3D do ambiente de trabalho:

Depois de meses realizando suas funções em casa, o cooperador irá atuar em um novo espaço físico, construído para suportar as normas de saúde. Para auxiliar nessa jornada, é possível apresentar todo o espaço por intermédio de mapas 3D, assim, ele já chega familiarizado. A ideia é facilitar o planejamento de alocação das pessoas, incluindo todos os detalhes e particularidades visuais e de cultura da companhia. 

- Derrubar as barreiras digitais:

No modelo híbrido, irão existir funcionários on-line e off-line. Nesse sentido, é essencial utilizar dispositivos para agregar o time, independentemente de estarem presentes fisicamente, ambos devem se sentir incluídos e confortáveis. Por isso, manter as reuniões por intermédio da web é um ótimo argumento. 

Por fim, essa categoria de ofício tem se expandido cada vez mais. Aqui, no Nube, compartilhamos diariamente conteúdos para facilitar o exercício da carreira, bem como, promovemos o seu crescimento profissional com sugestões de inúmeros especialistas. Continue acompanhando nosso blog e conheça nossas redes sociais. Conte sempre conosco para alcançar o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete