Com a pandemia, muitas empresas se adaptaram às pressas para o remoto. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11% dos trabalhadores ativos passaram a exercer suas atividades em home office. Entre eles, muitos estagiários, aprendizes e CLTs se viram diante da necessidade de atualizar suas competências para continuar operando com excelência. Você já sabe quais habilidades se tornaram essenciais? 

A mudança para o remoto trouxe novas demandas  

Embora o modelo digital já fosse conhecido antes, ganhou muitos adeptos desde o isolamento social e sua expectativa é de não cair em desuso. Algumas organizações já se mostram dispostas a continuar com essa metodologia mesmo com o fim da crise sanitária. Isso exigiu transformações também por parte dos colaboradores e agora há demanda de novas aptidões profissionais, as quais se tornaram indispensáveis para o funcionamento íntegro dos setores.

Segundo Renata Schiavone, CLO (chief legal officer) e cofundadora da Trillio Academy, “pela urgência da situação, nos vimos condicionadas a uma atuação remota, sem tempo para refletir sobre as mudanças. Com isso, tivemos dificuldades de organizar um espaço apropriado para trabalhar, de se concentrar, conservar a produtividade, se comunicar e de manter a cultura e os valores da organização”, pontua a publicitária sobre alguns pontos críticos ocasionados por essa transferência. 

Consoante à Ana Carla Souto Martins, discente de teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para essa adequação é preciso estar atento. “Um dos pontos essenciais é sempre a dedicação. Independentemente se é sua área ou não, fará uma diferença imensa. Por vezes, é importante sair da zona de conforto para se desenvolver tanto como profissional quanto pessoa”, comenta. 

Conheça cinco competências essenciais 

Desenvolva-competências-essenciais-em-2022

- Autoconhecimento:

Conhecer a si mesmo, suas emoções, sentimentos, motivações e padrões vem de um processo ativo e muito individual. Para desenvolver esse tópico, a psicoterapia, a meditação e a expansão diária do repertório emocional são caminhos válidos. Pensando na dimensão empresarial, ele é essencial para o colaborador montar times de alta performance, conseguir lidar com os desafios diários, definir rumos da carreira e focar seus esforços no autodesenvolvimento. 

- Comunicação:

A parte mais importante do diálogo é a escuta ativa. Primeiro, é preciso ouvir e entender, para depois falar com assertividade. O funcionário com esse domínio negocia melhor, conhece mais profundamente as necessidades de seus colegas e líderes e consegue estabelecer relações mais duradouras. 

- Agilidade e adaptabilidade:

Geralmente, os empreendedores possuem essas maestrias bem treinadas, afinal, manter um negócio não é linear. Melhorar continuamente os processos e projetos, tendo como foco sempre os usuários é o cerne da agilidade. Já a adaptabilidade diz respeito à sabedoria de se reinventar constantemente, seja adequando métodos e até mesmo por meio do desenvolvimento de um novo know-how. Também inclui uma visão do contexto e conseguir antecipar futuras predisposições. Está intimamente relacionado a duas virtudes: coragem e força para mudar. 

- Resolução de problemas:

Para esse ponto, o cooperador deve ser um bom observador. O segundo passo é desenvolver a criatividade e aplicá-la em melhorias, incentivando o envolvimento da equipe por meio de táticas de criação colaborativa, na qual todos contribuem entre si. 

- Colaboração: 

A essência da colaboração pode ser definida como a capacidade de se conectar com outras pessoas, áreas e até mesmo organizações, para atingir melhores resultados. Aprender a conhecer e integrar diferentes perfis e visões é uma das grandes perícias dos experts de sucesso da nova economia. 

Por fim, vale ressaltar: nunca pare de estudar. Conforme Ana Carla, “existir é um eterno processo de aprendizado e conhecimento nunca é demais”. Dessa forma, você sempre estará atualizado das tendências e não se tornará obsoleto diante das modernidades. O Nube reconhece essa importância, por isso, diariamente compartilhamos conteúdos com opiniões de

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe