Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-desenvolver-habilidades-de-lideranca

Como desenvolver habilidades de liderança? 

Notícia | 27/01/2022

Laura Pereira

Uma coisa é fato: ser líder é um desafio! Isso porque promover a sinergia entre as equipes, tomar as melhores escolhas e estar por dentro dos processos, são apenas alguns pontos nos quais é preciso estar atento. Para muitos estudantes, estagiários, aprendizes e CLTs desenvolver essas características é motivo para superação de obstáculos. Entretanto, é preciso iniciar aos poucos para conseguir escalar com assertividade. Você já sabe por onde começar? Quer entender melhor sobre o assunto? Continue nesta matéria! 

Como ser um verdadeiro líder?

Manter a sintonia é um dos passos mais importantes da liderança e, certamente, assegura os melhores resultados. É fundamental trabalhar em certas habilidades para atingir esses objetivos, visando sempre o crescimento do negócio. Segundo Luiz Carlos Gomes, diretor de operações da Necxt Orbitall, isso se resume em três tópicos. “Orientar, entregar e desenvolver. Esses são os pontos de ação da minha rotina”, explica. 

A partir desse olhar, é possível desenvolver uma convergência entre cultura e tática, com alinhamentos bem definidos por todos os envolvidos. “Isso torna a equipe homogênea e mais próxima da operação, refletindo na queda acentuada de turnover, estabelecendo uma identidade com a organização e ampliando o índice de satisfação. É a estratégia da empresa apoiando a gestão a ser melhor”, comenta Gomes. 

Para Gabriela Moraes, discente de comunicação social na Universidade Federal de São João del-Rei, estagiária de design da Agência Donnu e ex-diretora de projetos da Mosaico Comunicação Jr, para ser um boa capitã, outras competências, como a escuta ativa, são essenciais. “Também é necessário ter paciência, porque nem tudo são flores, às vezes aparecem algumas pedras no caminho e é preciso ter cautela para lidar com tudo, com cada coisa em seu tempo”, afirma. 

Isso também diz respeito à maneira como são tratados os colaboradores, para Gabriela, é vital se integrar com todos. “Aprender a delegar funções é muito importante, mas não só. O seu papel também é ouvir opiniões, seu time precisa se sentir valorizado e realmente ouvido”. Isso deixa claro: não existe administração perfeita sem a colaboração e agrado dos envolvidos. 

Além disso, a transparência é crucial. “Isso começa no diálogo, tudo conversado e entendido. Assim como o feedback, quando ele existe, é possível mapear os erros e buscar sempre a melhoria quanto ao seu serviço”, ressalta a discente. Já Gomes, salienta, “seja duro com o assunto e carinhoso com a pessoa. Do contrário, quem está recebendo aquela informação vai se fechar naturalmente”. Por isso, manter uma cultura na qual existe a troca de sugestões rotineiramente facilita uma coordenação mais linear, pois o staff se integra dos acontecimentos e participa mais ativamente. 

Como começar a trabalhar minhas aptidões?

- Aprimore a sua comunicação:

Mesmo se destacando em muitos aspectos desse assunto, provavelmente você atingirá um teto se não for um bom comunicador. É preciso interagir com todos e com cuidado, para não ser mal interpretado. Uma opção é configurar reuniões de rotinas com seu gerente ou com colegas em projetos conectados com você. Em vez de confiar no seu ponto forte, busque aprimorar qualquer área em falta, isso te tornará um funcionário mais valioso agora e um líder melhor depois. 

- Pratique a disciplina:

Desenvolver a disciplina na sua vida profissional e pessoal é uma necessidade de quem busca ações eficazes e também inspirar outros a serem da mesma forma. As pessoas julgarão sua capacidade de gerir pela quantidade de organização demonstrada. Isso significa cumprir prazos, manter compromissos, iniciar e terminar reuniões na hora determinada e outras tarefas corriqueiras. Você sempre pode começar pelas coisas menores e gradualmente ir aumentando seu desafio: tente implementar bons hábitos em casa, como acordar cedo e fazer exercícios diários, e progredir a partir daí. 

- Continue sempre aprendendo:

Esse é o melhor caminho para se tornar um bom gestor. Afinal, mantém sua mente afiada e suas competências frescas, além de te preparar para novos desafios e obstáculos. Uma coisa é fato: os indivíduos mais bem sucedidos procuram oportunidades para aprender, esforçando-se constantemente para encontrar novos métodos para sempre se tornarem melhores. 

Por fim, não se esqueça: todos podem ser líderes, basta desenvolver suas habilidades e buscar esse caminho. Diariamente, compartilhamos conteúdos, com opiniões de diversos especialistas, para te ajudar a alcançar o sucesso, independentemente de qual trajetória profissional você esteja seguindo. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete