O sonho de todo empreendedor é ter uma bola de cristal para prever o futuro do seu negócio e se preparar para enfrentar os próximos desafios. Infelizmente, isso não existe, mas é possível se preparar para evitar imprevistos. O planejamento é uma ferramenta crítica de sucesso empresarial, principalmente, considerando um cenário pós-pandemia. Por isso, é fundamental contar com funcionários e estagiários capacitados para te auxiliarem nessa tarefa.

A importância do planejamento

Nos últimos dois anos, os empresários precisaram se reinventar para enfrentar uma crise sem precedentes. Daqui para frente, os donos de empresas devem incorporar essa atitude na hora de elaborar um novo negócio ou redefinir estratégias para aproveitar as oportunidades de mercado.

Atualmente, é necessário reavaliar dia a dia a corporação, ouvir o seu cliente e se reinventar sistematicamente. “É preciso manter essa parabólica ligada, captando todas as novidades, especialmente os desejos dos consumidores. A inovação agora é para sempre e, principalmente, incorporar em definitivo a tecnologia nas ações. O mundo hoje é ‘phygital’, a fusão do digital com o físico”, ressalta o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Ênio Pinto.

Para ele, o primeiro passo é aproveitar a virada do ano e revisitar o chamado “problema original” da companhia. “Um restaurante, por exemplo, tem a função de alimentação fora do lar. Ele precisa avaliar se de fato permanece ajudando nesse sentido depois da pandemia. Hoje, a necessidade de não aglomeração e muitos cuidados com higiene às vezes inviabilizam alguns tipos de serviços”, complementa

Esse pensamento é essencial no sucesso empresarial porque determina como sair de uma situação atual para um destino desejado. Trata-se de tirar da cabeça e passar para o papel todas as ideias e estipular os recursos necessários. Dessa forma, permite se deparar com entraves, bloqueios, dificuldades e desafios a serem superados antes da execução do plano.

Para isso, é essencial ouvir todos os envolvidos, principalmente os usuários. É importante também conversar com fornecedores e até concorrentes. “Hoje, o excesso de informação às vezes limita o processo de tomada de decisão. Sendo assim, deve-se trazer ineditismo, criatividade e ser disruptivo no seu negócio. É preciso sair do quadrado”, comenta Pinto.

Para quem pretende abrir um empreendimento, deve considerar os legados deixados pela quarentena. Ou seja, pensar em algo adaptável aos novos hábitos da população. Por fim, contar com soluções digitais. Após esse período de dificuldades, as pessoas desejam conforto, praticidade e agilidade. Para se destacar no mercado, sua organização deve melhorar algum aspecto da sociedade.

O planejamento estratégico

Essa atitude pode ser o diferencial para ter êxito no próximo ano. Uma junção de ideias, ferramentas e equipe de qualidade é a chave para o sucesso. Para o sócio da 2Simple, Fernando Patara, isso é a base para o crescimento. "Vai definir suas metas e como alcançá-las. Essa programação acontece na frequência desejada pelo gestor. Como vimos nos últimos meses, o caminho pode ser alterado diversas vezes", explica.

Nesse sentido, Patara lista algumas dicas:

Defina seu ponto de partida: saiba de onde está saindo. Faça uma análise juntamente com sua equipe dos pontos de melhoria. Em geral, um levantamento sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Metas e Objetivos: para trilhar o caminho, é importante saber onde quer chegar. Defina suas prioridades para determinar qual alcançar primeiro.

Mercado: estude a concorrência, entenda suas falhas e suas qualidades. Analise o mercado. Assim, você estará um passo à frente.

Plano de Negócios: hora de delimitar datas e os responsáveis para cada ação. Não esqueça de documentar tudo.

Acompanhe o processo: esteja por dentro. Após colocar o plano em ação, é interessante saber como está o andamento e os resultados.

Como você pôde ver, são inúmeras vantagens para quem se prepara. Portanto, tenha essa prática no seu negócio. Se você pretende contar com estagiários e aprendizes para te acompanharem nessa missão, entre em contato com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe