Neste ano, 3,1 milhões de estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo dados do Governo Federal. Entre eles estão estagiários, aprendizes e CLTs à procura de crescimento profissional. Esse é um momento importante para a vida de muitas pessoas ao almejar uma vaga em uma instituição de ensino. Entretanto, muitos fatores determinam uma performance de excelência, você os conhece? 

Como a leitura ajuda em um bom desempenho no Enem? 

Para Gilberto Barroso e Vitor Azambuja, criadores e gestores da plataforma educacional De Criança Para Criança, é necessário estar atento a muitos aspectos. “Para um bom desempenho na prova é preciso ir além de responder corretamente às questões de múltipla escolha: o interessado em ingressar em um curso superior precisa ter senso crítico para desenvolver uma boa redação", pontuam. Portanto, um dos segredos para ir bem no Enem é caprichar na escrita. 

Consoante à Letícia Rossi, discente de letras na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara, essa prática é de extrema relevância. “É importante para a construção da capacidade argumentativa. Colocar as ideias no papel a partir de percepções sobre determinado assunto e com base em um fundamento sólido, mostra o desenvolvimento do senso crítico”, explica. Isso é essencial para estruturar um texto com início, meio e fim, visando transpassar uma ideia para quem lê. 

 A entidade sem fins lucrativos norte-americana, Education Northwest, desenvolveu um modelo de instruções chamado 6+1 Trait Writing para ajudar educadores a trabalharem a escrita com os alunos em sala de aula. Segundo o artigo publicado no site da organização, uma composição de excelência conta com a mensagem principal, uma boa estrutura, opinião com discernimento, vocabulário adequado, ritmo e fluência, gramática correta e boa apresentação. 

Portanto, o estudante com uma formação crítica, sabendo se expressar sai na frente na hora de elaborar uma redação para o Enem. Vale ressaltar: entre os critérios de avaliação da prova estão a capacidade de interpretação e organização das ideias, a argumentação e a aptidão para propor soluções. É necessário seguir e se inteirar de todos os métodos de classificação para planejar uma boa estratégia. 

Para preparar o acadêmico nessa circunstância decisiva, todo o aprendizado é adquirido por metodologias desde a infância. Segundo os especialistas, “esses conceitos devem ser aplicados já nos primeiros anos escolares.” Letícia também concorda com esse ponto. “Se incentivada cedo, a leitura cria um hábito e desenvolve a imaginação. Para além do pensamento crítico, a literatura possibilita o conhecimento de contextos históricos, por exemplo”, afirma. 

Com o advento da pandemia, as escolas enfrentaram muitos desafios e precisaram se adaptar às pressas ao ensino remoto. “Infelizmente, isso ainda é uma dificuldade para boa parte das instituições, especialmente as públicas, e, por isso, muita coisa acabou ficando para trás”, destacam os gestores. No entanto, os mestres precisam continuar incentivando os educandos, afinal, ler traz diversos benefícios. 

Conheça três benefícios da leitura

infográfico 22-12-21

  • Aumenta o conhecimento sociocultural

Em primeira instância é preciso destacar: são diversas fontes disponíveis para se informar. Desde livros, jornais e revistas até blogs, e-books e incontáveis páginas de conteúdo on-line, basta escolher onde fica mais acessível. Dessa forma, é possível se instruir no lugar onde você se sente mais interessado e também se aprofundar em assuntos variados. Assim, quanto mais você buscar referências diversificadas, maior é o repertório sociocultural. 

  • Melhora a interpretação e argumentação 

Pensando na interpretação, a leitura também é importante porque expande o desenvolvimento intelectual. Isso não só facilita o processo de aprendizagem, como também desenvolve as habilidades comunicacionais, tornando-as cada vez mais eficientes. 

  • Expande o vocabulário

O vocabulário também é expandido. Ler estimula o léxico, dessa forma, seu discurso é mais expressivo, persuasivo, lógico e sem repetições. Ao aprender novos termos você consegue substituir palavras com mais facilidade, bem como, mudar seu contexto de forma mais fluida. 

Agora você entende: a leitura é um diferencial competitivo cheio de benefícios, não apenas no Enem. Aqui no Nube já percebemos isso e incentivamos essa prática. Diariamente compartilhamos conteúdos para te ajudar a trilhar um caminho profissional de sucesso, bem como, a conquistar a sua vaga ideal, seja na universidade ou no estágio dos sonhos. Conte conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe