Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empresas-estao-otimistas-com-os-proximos-anos

Empresas estão otimistas com os próximos anos 

Notícia | 16/12/2021

Rodrigo Barreto

Após um momento de grande turbulência, os executivos sul-americanos estão otimistas com os próximos três anos. Segundo estudo da KPMG, 87% deles estão confiantes com o futuro de suas empresas, o mesmo nível do restante do mundo. O levantamento foi feito em junho e julho deste ano e consultou 260 líderes empresariais do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela. Esse olhar positivo pode ser fundamental para a inserção de jovens em busca de uma oportunidade.

Dados para o otimismo

De acordo com o relatório, o patamar se manteve alto mesmo quando analisados os países e os setores de atuação. Nesses aspectos, 88% dos empresários do nosso continente estão com boas expectativas, contra 82% das outras nações. Com relação aos segmentos, os percentuais são 91% contra 77%.

Para o presidente da KPMG, Charles Krieck, a pandemia trouxe à tona algumas discussões com pouca visibilidade anteriormente, como a dinâmica política, social e financeira das economias mundiais. “Os dados apurados mostram como esses temas já se encontram bem disseminados no universo dos negócios. Há a perspectiva de criação ou renovação de pactos para fortalecer as estruturas e fluxos produtivos globais”.

As tecnologias disruptivas (19%) e os riscos relacionados à cadeia de suprimentos (18%) foram vistos como os maiores obstáculos ao crescimento das corporações no próximo triênio pela maior parte dos CEOs da América do Sul entrevistados. No outro grupo, essas taxas caem para 11% e 12%.

Aqui, também nos consideramos mais bem preparados para enfrentar um ataque cibernético. Cerca de 78% declararam ter capacidade de resistir a uma eventualidade do gênero. Já uma estratégia robusta nesse sentido é vista como fundamento da confiança dos acionistas por 81% dos respondentes.

Pauta ambiental ganhou destaque

De acordo com a pesquisa, a pauta ambiental é uma prioridade para 81% dos participantes. Além disso, é grande a proporção de gestores (82%) desejando um estímulo do governo para turbinar os investimentos feitos pela comunidade empresarial quanto às mudanças climáticas. Já 45% deles pretendem aplicar entre 6% e 10% da receita das companhias em programas para as tornarem mais sustentáveis.

Para Krieck, a pandemia fez os dirigentes se sentirem mais vinculados à parte social. "Também assistimos a um processo de ampliação de iniciativas de inclusão e das discussões por elas geradas no âmbito público. As organizações estão se tornando mais diversas em termos de representatividade étnica, social e de gênero. Já se desenha uma visão a respeito dos benefícios dessa nova configuração da força de trabalho. Isso vai desde atrair jovens talentos até incentivar a inovação por meio da diversidade".

Nos dias de hoje, as pessoas em busca de um lugar para trabalhar ou estagiar dão muito valor a esses temas. Iniciativas dessa natureza e ser respeitado no ambiente corporativo superam o dinheiro. Um jovem com potencial, escolherá fazer parte de um grupo alinhado com seus ideais e propósito.

Como fazer as metas para o próximo ano

Com a aproximação do final do ano e a chegada de 2022, muitas pessoas já estão se preparando para a oficialização de metas. Esse período costuma ser cheio de idealização de projetos. Eles vão desde conquistar uma vaga de estágio, passando por uma efetivação, até uma promoção ao cargo de liderança.

Sendo assim, para conseguir alcançar esses objetivos é essencial ter planejamento. A mentora do portal Plataforma da Vida, Daniele Costa, destaca a necessidade de clareza, foco e consciência nesse momento, mas sem se prender somente aos planos mais simples. “A cada três metas realistas e alcançáveis, insira uma desafiadora, irracional e quase impossível”.

Essa definição pode ser um dos passos mais complicados do processo. “Algumas perguntas podem fazer toda a diferença: como você gostaria de se ver daqui dez anos? Sua vida estará melhor ou pior? A partir disso, é possível definir os benefícios e eventuais frustrações”, comenta Daniele.

Portanto, um mercado movimentado está por vir. Sendo assim, esteja com suas ideias em dia e com uma equipe forte. Se deseja contar com estagiários e aprendizes em seu time, conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe