Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
beneficios-do-ensino-de-programacao-para-as-criancas

Benefícios do ensino de programação para as crianças 

Notícia | 13/12/2021

Laura Pereira

O setor tecnológico cresceu durante a pandemia, ampliando as vagas tanto para os estagiários, aprendizes e CLTs, isso é fato! Enquanto a economia como um todo ficou estagnada, com retração de 0,1% no segundo trimestre de 2021. A atividade de informação e comunicação, parte do setor de TI no Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em 5,6% se comparada com os primeiros três meses, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Para Jeremias Fernandes, estudante de ciências da computação na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), isso demonstra uma tendência. “Essa área está em expansão e em constante mudança. Para mim, é o futuro. Desde o ‘boom’ dos computadores, tudo passa por eles.” Logo, uma coisa é fato: estaremos mais dependentes das inovações no futuro. 

Com isso em mente, as crianças já crescem com essas consequências, inerentes em uma realidade submersa aos efeitos digitais. Ou seja, é necessário estar atento. Como podemos transformar possíveis vícios nas máquinas em competências necessárias e assertivas? Pensando nisso, a programação desde a infância se apresenta como uma solução com retorno certo. 

Por que aprender a lógica da programação desde pequeno?

Há um tempo, o aprendizado de inglês era considerado fundamental para preparar a moçada a encarar suas vivências do amanhã, como cursos, oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo ao acesso de livros e conteúdos internacionais. Hoje, essa necessidade se mantém, entretanto, não é o bastante para formar os pequenos para as demandas do porvir.

Com um mundo cada vez mais digital, esses conhecimentos têm grande impacto no desenvolvimento infanto-juvenil. Nem todas as escolas possuem incentivos nesse sentido para o currículo, consequentemente, muito potencial de desenvolvimento é perdido. O country manager da BYJU’S FutureSchool, edtech global em educação interativa, Fernando Prado, listou alguns dos benefícios desse ensino: 

1 - Desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento matemático

A linguagem da programação utiliza códigos considerados complexos e o programador precisa aplicar gradualmente o raciocínio lógico. Essas operações exigem muita concentração, estimulando o lado esquerdo do cérebro, responsável por coordenar as capacidades de análise, além de outras competências mais técnicas, apurando ainda mais essas habilidades. No dia a dia, esse estímulo melhora o desempenho escolar em diversas disciplinas, a criança cresce mais centrada em seus deveres e se torna um profissional mais centrado.

2 - Estimula a criatividade

Não há limites para a criatividade no universo virtual, pois sempre são exigidos ideias inovadoras para solucionar os desafios emergentes durante o desenvolvimento de um aplicativo, um jogo ou uma página, por exemplo. A criança, ao aprender essa aptidão, é estimulada a olhar para o “problema” por diversos ângulos para alcançar um objetivo mais assertivo. Tudo motiva a criação de um software e mesmo não desejando esse caminho como profissão, o conhecimento adquirido irá ajudar o estudante a ser criativo em todas as questões da vida.

3 - Ajuda na organização dos pensamentos

Assim como todas as disciplinas conhecidas, a programação também é um tipo de linguagem e possui uma estrutura bem definida. Para escrever um código, o jovem sai da sua zona de conforto e precisa entender, em primeiro lugar, o conceito no qual quer (re)produzir, para depois organizar suas ideias, de modo a traçar e seguir seus planos. Essa gestão impacta ao enfrentar impasses vividos, por exemplo a resolução por intermédio do diálogo.

4- Ensina a lidar com as frustrações

Como mencionado anteriormente, a codificação é uma área complexa, todos os detalhes importam e um erro pode prejudicar todo o andamento. Isso estimula o aluno a lidar da melhor forma possível mediante os desafios, tendo em vista a necessidade de encontrar o erro e consertá-lo. Fora do universo digital, isso promove mais inteligência emocional, autocontrole e autoconfiança, além de capacidade de responder conflitos.

No Nube, sempre pregamos: a educação é a chave para um futuro mais próspero. Por isso, investir nas crianças e nos jovens é um diferencial para o progresso global e corporativo. Diariamente compartilhamos conteúdos com informações acerca das atualidades, com oportunidades e dicas valiosas para a evolução profissional. Por fim, não se esqueça: conte conosco para trilhar um caminho de sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete