Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar, 63% dos brasileiros possuem interesse em fazer pós-graduação no exterior. Contudo, não sabem como se candidatar nos processos seletivos para conquistar essa oportunidade e nem conhecem os pré requisitos. Pensando nisso, nesta matéria, conheça essa experiência e descubra dicas para torná-la realidade. 

O estudo trouxe dados sobre os obstáculos dos jovens

O levantamento foi feito pela Prep Estudar Fora, setor da organização no qual os estudantes são preparados para recrutamentos de universidades norte-americanas. Dessa forma, é oferecido mentoria individualizada com especialistas, apoio financeiro, preparação para testes e suporte quanto à documentação. 

As estatísticas têm o objetivo de entender os obstáculos dos discentes, de modo a coletar seus pontos fortes e fracos nessa jornada. Quanto à aplicação, a ideia é criar novas soluções para alavancar a carreira dos educandos. Inclusive, em parceria com a Fundação Lemann, a entidade disponibiliza um e-book gratuito com conceitos para auxiliar o desenvolvimento do inglês, bem como diminuir os custos de candidatura. 

Conforme Juliana Kagami, coordenadora do Prep Estudar Fora, “é importante entender a dinâmica e as pretensões de quem planeja aprender no exterior. Também é necessário um olhar voltado para as dificuldades do jovem, para assim poder ajudá-lo em sua preparação e aumentar suas chances de realização pessoal e profissional”, ressalta ela. 

De acordo com o relatório, no qual 1023 pessoas foram ouvidas, 30% delas estão no início da trajetória, ainda idealizando expectativas e buscando informações sobre como realizar o projeto. Entre elas, 62% demonstraram muito interesse. Apesar de ser uma grande vontade, 28% dos entrevistados já pensaram em um aprendizado fora, entretanto, não sabem se isso é possível ou não. 

Guilherme Panza já cursou uma faculdade nos Estados Unidos e atualmente voltou para o Brasil, agora é graduando em relações internacionais pela PUC Minas, em Belo Horizonte. Ao contar sua jornada, evidencia seus planos para o futuro, bem como, os de sua turma. “Não pretendo fazer meu mestrado no Brasil, mas ainda estou pensando. Por conta do preço e coisas relacionadas a abordagens teóricas, ainda não tenho certeza sobre isso. Contudo, várias pessoas da minha sala apresentam essa vontade”, completa. 

Conheça alguns tipos de pós existentes

- Mestrados:

Em geral, são mais focados na parte acadêmica e exploram diversas técnicas de pesquisa. Ainda, abrange inúmeras áreas, é possível estudar desde artes até saúde, majoritariamente voltado ao estudo de inovações. 

- Master in Business Administration - MBA: 

O MBA é bastante procurado por empresários, executivos e gestores, pois é considerado ideal para quem busca aprimorar os conhecimentos de administração. Além disso, por intermédio dessa formação, é possível obter uma visão aprofundada e global do mundo corporativo. Por causa disso, seu foco enfatiza a prática. 

- Master of Public Administration e Master of Public Policy:

Esses são programas de mestrado incidentes em administração pública (MPA), ligado à implementação das iniciativas e sua gestão em diversas áreas, ou políticas públicas (MPP), com ênfase na avaliação delas, por intermédio de debates e discussões. 

Dicas para quem quer estudar fora

- Domine uma segunda língua:

Essa é a primeira dica de Panza, para ele, ter maestria em outro idioma é essencial. “Algumas instituições oferecem aulas e programas onde o português é primordialmente utilizado, por exemplo, países como Portugal e alguns do leste europeu. Entretanto, dominar um segundo dialeto vai te abrir diversas portas dentro do meio acadêmico.”

- Pesquise ainda na graduação:

É crucial estar informado, afinal, não custa nada usar o Google para procurar as oportunidades almejadas. Pesquise sobre palestras, seminários e entrevistas, qualquer material será útil e faça isso com tempo, aproveite a graduação para planejar o futuro. Ainda, a especialista Bruna Passos Amaral, da página Partiu Intercâmbio, alerta: “achar bolsa para fazer pós graduação no exterior é bem mais difícil se comparada com encontrar um curso fora do país. Então, não misture uma coisa com a outra”. 

Começar o quanto antes esses levantamentos será suporte para a realização de fato, pois, assim, você já compreende quanto custa, quais os pré-requisitos para ser aceito e demais dados relevantes. Dessa forma, seu preparo começa desde cedo e quando receber o diploma da graduação, é só fazer as malas! 

Por fim, não se esqueça: o Nube é seu aliado até internacionalmente. Diariamente postamos conteúdos para enriquecer seu repertório, apresentar novidades e  oferecer sugestões para alavancar seus conhecimentos, por isso, fique ligado! Conte sempre conosco para trilhar um caminho de sucesso! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe