Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vai-prestar-um-exame-de-proficiencia-confira-algumas-dicas

Vai prestar um exame de proficiência? Confira algumas dicas! 

Notícia | 14/12/2021

Laura Pereira

Conforme um ranking global de 2020, divulgado pela EF English Proficiency Index e realizado a partir de um teste para medir o índice de proficiência em inglês, o Brasil está em 60º lugar da lista. O levantamento considerou 112 países e contou com a participação de mais de dois milhões de pessoas. Ainda, a nação ficou bem atrás de outras regiões da América Latina, como Bolívia (41º) e Cuba (43º), inclusive, a Argentina (30º) foi o único país latino-americano considerado alto na tabela. Esse mau desempenho certamente acaba prejudicando profissionais em busca de uma vaga, sejam eles estagiários, aprendizes ou CLTs. 

De acordo com o livro “The Ethnologue: languages of the world”, dentre os 6.912 idiomas existentes em todo o globo, adivinha qual é o mais falado? Ele é considerado universal. Em uma era interconectada, influenciada pela globalização em crescimento constante, ter fluência deixou de ser um diferencial competitivo e passou à condição imprescindível. De modo a não inviabilizar possibilidades de estudo, trabalho, viagens e convívio com outras culturas, pressupostos essenciais para uma vida mais plena. 

Entenda a importância da  proficiência em inglês 

O certificado de proficiência tem sido cada vez mais solicitado, em diversas situações, deixando de ser apenas um documento de comprovação de domínio. Hoje, é um pré-requisito para avaliação de intercâmbios, ingresso em programas de especialização e alavanca para a entrada e desenvolvimento de carreira em multinacionais. 

Para Yuri Soares, discente de relações internacionais na PUC Minas, “o dialeto é crucial para conquistar oportunidades, afinal, é o mais falado do mundo.” Ainda, com vista na dimensão corporativa, ele complementa: “muitos empregos irão requisitar ele. Hoje, diversas empresas explicitam em seu edital a necessidade de fluência como exigência mínima”. 

Consoante à Aline Bianchi, consultora pedagógica da Red Balloon, “essa certificação é exigida nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em muitas universidades brasileiras e internacionais. Para quem pensa em seguir a vida acadêmica ou almeja cargos de liderança, precisa se empenhar para obtê-la.” Pensando nisso, a especialista destaca cinco dicas para os exames

Infográfico 14-12-21

  • Mantenha o foco no objetivo e compreenda a dinâmica

Há vários certificados, com propósitos e benefícios diferentes. “Esteja certo de seu objetivo para obtenção dele e compreenda a dinâmica da prova para aprofundar o estudo”, explica Aline. Alguns têm ênfase na compreensão oral e na leitura, enquanto outros são abrangentes, englobando as quatro habilidades: conversação (speaking), escrita (writing), compreensão (understanding) e leitura (reading).

  • Treine com antecedência 

Cada verificação tem uma estrutura própria, com organização específica dos exercícios, estratégias de aplicação e logística de resolução dos conteúdos. “Busque por modelos e testes práticos, evite grandes surpresas”, aconselha a especialista. 

  • Gerencie o tempo

Antes de começar a avaliação, tenha em mente: além da resolução dos exercícios, é preciso reservar tempo para, no final, transferir suas respostas ao gabarito. 

  • Invista na interpretação

Concentre-se nos enunciados das questões de cada atividade. A prática de ler melhora a concentração, sustenta a interpretação de texto, estimula o raciocínio lógico e ajuda a evitar ruídos e equívocos de falta de atenção. 

  • Pratique o autocontrole 

Enquanto se prepara, não descuide do autocuidado. Durma e se alimente bem, hidrate-se e faça exercícios físicos. Mesmo diante da pressão, mantenha o autocontrole. “Se precisar, pare, respire, alongue-se e recupere as energias”, afirma Aline. 

Para Soares, uma dica crucial para dominar o inglês é uma imersão constante. “Esteja ao máximo em contato com a língua. No meu caso, sempre ouvi muitas músicas, assisti séries e vi vídeos, me ajudou muito”, recomenda o discente. 

Por fim, vale ressaltar: o Nube é seu aliado para aprender coisas novas. Diariamente, postamos dicas e conselhos para você trilhar um caminho profissional de sucesso! Agora se sente preparado para o exame? Let's go!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete