A palavra “produtividade” é uma das mais usadas no mundo corporativo nos últimos anos, concorda? Contudo, manter a constância no rendimento não é uma tarefa fácil e existem diversas técnicas, truques e metodologias para ajudar os profissionais nesse sentido. Por isso, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto.

Priorize a saúde mental

As técnicas de otimização de tempo, por exemplo, estão ligadas à qualidade das entregas e à eficiência no fluxo de trabalho. Essa gestão é fundamental para ter organização, alto desempenho e bem-estar no ofício e isso ficou mais evidente no home office - onde é preciso equilibrar as demandas do serviço e as domésticas.

Para a fundadora e gestora da GoAhead Consultoria, Tatiana Vidal, essa habilidade pode ser aprendida. “É possível identificar quais aspectos impedem a pessoa de ser mais rentável transformando os seus hábitos, simplificando decisões, filtrando estímulos e, acima de tudo, tirando peso dos gatilhos ladrões de atenção e energia”, explica.

Ou seja, o segredo está nas pessoas. A relação entre saúde física e mental sempre foi essencial, mas com a pandemia se tornou mais relevante. Segundo a Associação Internacional de Manejo do Estresse (Isma), em 2019, aproximadamente 72% dos brasileiros empregados sofriam alguma sequela ocasionada pelo estresse.

A falta de sono também impacta na qualidade de vida do trabalhador. De acordo com o estudo “Acorda Brasil”, realizado pela consultoria Unimark/Longo, de novembro de 2020, 65% dos brasileiros sofrem de distúrbios do sono. Destes, 29% dos casos estão relacionados diretamente com problemas laborais.

Por trás da produtividade

Nesse sentido, nunca foi tão importante para as companhias, investir em iniciativas como assistência médica, gympass ou novos benefícios - meditação, flexibilidade de horários e locais, terapias e a suplementação vitamínica.

Conforme o sócio da Be.cap.s, Sérgio Waib, um funcionário doente tanto mentalmente, quanto fisicamente, é menos proveitoso em relação a um saudável. “Então, quando uma entidade oferece vantagens voltadas à qualidade de vida é um ganho para todos. Pensando no impacto da complementação vitamínica dentro de uma instituição - como a melhoria de concentração, disposição, sono e diminuição do estresse - decidi me dedicar a Be.cap.s”, explica.

Além dessas ações, a análise da Rain Group levantou 12 comportamentos principais interessantes para quem quer potencializar a eficiência na atuação. Veja:

  • Mantenha-se responsável: cumpra suas responsabilidades e verifique regularmente a situação.
  • Seja proativo: conduza sua própria agenda para realizar mais.
  • Repense seus hábitos: mude sua rotina para maximizar os proveitos.
  • Mantenha a energia: priorize atividades prazerosas para preservar sua energia.
  • Multitarefa, mas com cuidado: equilibre as prioridades e tente não se distrair quando estiver se concentrando em uma delas.
  • Aumente o tempo de investimento: inicie o dia pelas tarefas mais longas e concentre-se intensamente.
  • Entre na zona: “a zona” é um estado de foco e atenção intenso, o qual permite níveis mais elevados de desempenho.
  • Comece com a Atividade de Maior Impacto (GIA): comece o dia trabalhando em suas atividades mais importantes.
  • Recuperar quando descarrilado: todos nos distraímos e descarrilamos. Então recupere-se rapidamente e volte à tarefa.
  • Atividades de investimento no calendário: quando você coloca algo em seu calendário, fica mais propenso a fazer. Por isso, reserve tempo para se empenhar nas ocupações de retorno desproporcional.
  • Ter metas escritas: defina suas metas e deixe-as à vista o ano todo.
  • Não reaja às agendas dos outros: seja o mestre de sua própria organização, aprendendo a dizer não.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca seu negócio em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe