O mercado da beleza foi um dos mais impactados durante a pandemia, pois tiveram de fechar as portas em 2020 e em 2021. Durante a crise, houve diversas oscilações. Para se ter ideia, segundo estimativas da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), mais de 357 mil salões no país já foram à falência desde o início dos casos de coronavírus em solo nacional. 

Mesmo sofrendo de maneira drástica, é uma área com rápida recuperação e com ótimas chances para quem quer abrir um negócio. Afinal, o ramo, durante 2019, teve um bom crescimento, faturando cerca de 29,62 bilhões de dólares, de acordo com dados da Euromonitor. Além disso, segundo uma previsão da Goldstein Research, espera-se uma taxa composta anual de avanço de 4,76% até 2023.

Essas responsabilidades atraíram o interesse de Rebeca Teixeira. Ela estuda administração, mas já pensa em, depois de pegar o diploma, fazer uma especialização voltada aos cuidados com o cabelo e estética. “Sempre gostei muito desse ramo e agora tenho bem clara na mente a minha ideia de criar meu CNPJ”, conta. 

De acordo com Luiz Ferraz, fundador do centro de beleza, estética e clínica médica DUO+, dentro desse cenário, um dos maiores desafios foi a incerteza de quando poderiam atender de portas abertas novamente. "Tivemos de fechar em 2020, com o início do isolamento social e, quando pensamos estar tudo certo, veio a segunda onda em 2021 - ficamos quase três meses sem funcionar. Como plano de contingência urgente, criamos a campanha de 'Salão na Sua Casa', onde levamos a nossa equipe com todo o protocolo de segurança até o lar os clientes", comenta o empresário.

Abaixo, Ferraz esclarece alguns mitos e verdades para quem deseja mergulhar de cabeça nesse setor. Veja:

  • Nesse ramo, os profissionais precisam estar alinhados com a gerência do salão

 

VERDADE. "Um ponto essencial é saber formatar uma equipe a qual realmente esteja ali com você, faça parte do seu sonho, seja fã do seu trabalho, do estabelecimento e da marca. Quando começamos a cultivar isso, escalamos o negócio, trazendo uma grande satisfação. Temos de encontrar pessoas capazes de fazer sentido com a organização e vice-versa”, comenta Luiz. 

  • É preciso ter sacadas para casos de emergência

 

VERDADE. "Esse ponto é importante em qualquer segmento. A Covid-19 nos mostrou a necessidade de estarmos preparados para qualquer imprevisto e saber arranjar formas de driblar uma possível instabilidade. Foi o momento de nos reinventar", exemplifica Luiz.

  • Não precisa se preocupar com a margem líquida

 

MITO. "Um dos erros mais comuns nos salões e clínicas médicas é não conseguir entender a margem líquida para cada serviço oferecido. Se você não conhece quais dão lucro, comeca a criar um buraco negro na estrutura. Cada empresário deve olhar para isso. É muito comum encontrarmos estabelecimentos fazendo promoções, mas isso nem sempre é a saída, pois podem acabar gastando mais produtos, energia, material descartável, vendo a receita entrar. Importa mais o quanto fica no bolso do dono e dos colaboradores, é necessário saber analisar o saldo", complementa o especialista.

  • O setor não requer muitas atualizações

 

MITO. "A minha maior dica é saber ter humildade e ter uma constante busca pelo conhecimento - técnico e administrativo. Precisamos buscar algo responsável por agregar para a sua marca, seu crescimento. Quando entender essa necessidade, vai evoluir profissionalmente e como pessoa", aconselha.

  • É um nicho para ser aproveitado mundialmente

 

VERDADE. "O maior benefício de empreender nesse campo é o tamanho das possibilidades. É um serviço essencial, necessário em qualquer lugar. Para o líder e os prestadores de serviços, como cabeleireiro e manicure, é necessário conhecer pessoas diferentes de todos os lugares do mundo", finaliza Luiz.

Seja qual for o caminho a percorrer, ter foco, dedicação e se munir do máximo de conhecimento possível são estratégias imprescindíveis. Assim, começar sua trajetória pelo estágio e entender, na prática, como funciona o mercado de trabalho, é uma excelente aposta. Faça seu cadastro no Nube e veja as vagas disponíveis para o seu perfil!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe