Todo final de ano renovam-se as esperanças de milhões de brasileiros, pois costuma ser um período com alta no número de vagas. Devido ao avanço na vacinação, o mercado vem se recuperando e, inclusive, dando espaço para os jovens. Segundo levantamento do Nube, nos meses de julho, agosto e setembro foram abertas 27,4 mil oportunidades para estudantes de todo o Brasil. Um aumento de 79% em relação ao mesmo período de 2020 e a expectativa é ainda melhor para 2022.

É uma grande oportunidade

Muita gente espera conseguir uma chance para chegar e ficar na companhia. Nesse sentido, engana-se quem pensa no estágio como algo temporário. Afinal, de 40% a 70% dos estagiários são efetivados no fim do contrato. Ou seja, depende muito mais da vontade do talento em se esforçar e não do gestor querer efetivá-lo.

Esse é um tempo de aprendizado, ou seja, o adolescente vai evoluindo com a vivência institucional. Para o advogado Fagner Martins Gonçalves, o estágio no Escritório Piloto do curso de direito da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) proporcionou amplo conhecimento. “Eu fomentava peças iniciais para ações de família, criminal e cível e acompanhava processos em andamento, bem como elaboração de eventuais recursos. Tudo isso me preparou para assumir um papel importante na sociedade, agregando valores e domínio na minha carreira. A modalidade contribuiu como um facilitador para melhor atender os anseios da coletividade”, reflete.

“Essa atividade aguçou ainda mais o conteúdo da sala de aula, me auxiliando para o futuro laboral. Durante o período coloquei em prática toda base lecionada pelos docentes da Unoeste - minha escolha por ser uma das mais renomadas do país”, comenta o advogado.

Seja claro com o seu superior

No livro “Seja egoísta com sua carreira - descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais”, o executivo de vendas do Facebook, mentor de carreiras e escritor, Luciano Santos, ressalta outra atitude essencial para quem almeja ser um colaborador fixo: declarar as intenções.

Para Santos, esse conselho vale tanto para quem deseja se firmar no emprego, quanto para aqueles inquietos por dar passos mais ambiciosos. Além disso, os outros não vão adivinhar seus anseios, onde quer chegar, etc. Essa atitude é típica de quem pretende terceirizar a própria carreira, eximindo-se de responsabilidades.

“Quando queremos alguma coisa, precisamos parar, tomar fôlego e 'gritar' para todo mundo ouvir. Trata-se de uma das ferramentas mais eficientes para atingir os objetivos e é deve-se usar e abusar dela desde o começo da jornada”, aconselha o especialista em carreira

Não tenha medo

Sobretudo, não expor os pensamentos por receio de serem mal compreendidos é um erro. “O meu conselho é demonstrar a vontade o quanto antes. Se não o fizer, outro tomará o lugar e a oportunidade pode passar por você sem conseguir agarrá-la”, diz o escritor.

Contudo, se a organização tem uma cultura fechada, o que eu faço? Nesse caso, de acordo com Santos, há maneiras mais sutis de declarar os desejos. “Um bom jeito, por exemplo, é fazendo cursos e consumindo conteúdos a respeito do assunto. Converse com o seu líder e comente sobre, conte um pouco do aprendizado e pergunte a ele sobre sua experiência e se tem alguma indicação de livro ou mesmo sugestão de como explorar o tema”, complementa.

Não obstante, para o mentor de carreiras, a melhor estratégia continua sendo expor claramente as aspirações. “Para muito isso pode ser apavorante, mas ainda assim é a melhor coisa a se fazer”, finaliza. De acordo com ele, agindo dessa forma o cooperador só tem a ganhar: pode descobrir se está em um lugar fechado,no qual não quer realmente ficar ou consegue se desenvolver e chegar aos objetivos.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca seu negócio em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe