Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-por-que-se-atentar-a-elas

Soft skills: por que se atentar a elas? 

Notícia | 12/11/2021

Vinícius Lima

Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como o indivíduo lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. São competências subjetivas responsáveis por diferenciar um candidato do outro - fazendo uma empresa investir em determinada pessoa, contratá-la ou desligá-la. Justamente por isso, algumas atitudes, quando bem demonstradas e analisadas, sinalizam como será esse candidato e seu potencial de liderança.
                                                                         
Por que se atentar a isso?
                                                                         
De acordo com Ana Alice Limongi, diretora de desenvolvimento humano e organizacional da Neo, essas aptidões relacionadas à personalidade de um profissional, como capacidade de comunicação ou trabalho em equipe são tão importantes quanto as hard skills no dia a dia. “Existe uma lacuna muito grande entre a expectativa dos líderes em relação às entregas dos funcionários e não estou falando das questões técnicas, mas sim comportamentais”.

A inteligência emocional é um requisito primordial para o profissional da atualidade. “Reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, bem como a desenvoltura para lidar bem com eles são alguns dos critérios básicos dessa capacidade. Quem ainda não desenvolveu esse aspecto precisa ficar atento”.

O mundo mudou e, com ele, o comportamento das pessoas e como lidam com o novo cenário. “Ser esperto, ambicioso, saber usar tecnologia e provar como consegue executar o trabalho já não basta. É preciso lidar com os outros. Dessa maneira é possível conquistar espaço e confiança para além do know-how”, explica a especialista.
                                                                         
Lidar com os outros

Geralmente, há uma demanda maior nas companhias pela aptidão de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as do outro. Assim, é preciso se atentar “à resposta do indivíduo ao se deparar com situações adversas ou ao ter de tomar uma decisão sob pressão, lidando com problemas de modo assertivo e se adaptar facilmente”, destaca. 

Outro aspecto fundamental é a forma como nos comunicamos. “Dependendo da maneira, pode-se incitar ou apaziguar conflitos. Além disso, esse diálogo precisa ser assertivo e compreensível. Confiança, atitude positiva, motivação, trabalho em equipe, organização e gestão do tempo, flexibilidade, também são qualidades pessoais procuradas pelos recrutadores”. 

Atenta a isso, Luiza Tavares, estagiária de RH, busca estudar sobre o tema para não ficar para trás. “Eu quero me destacar pelos motivos certos e isso só é possível quando você aplica os conhecimentos técnicos com sabedoria”, comenta. Dessa forma, a interação com os colegas, a proatividade e a empatia são pontos destacados pela universitária. 

Recentemente, o World Economic Forum, um dos maiores órgãos de pesquisas e relatórios sobre mercado, elencou quais são as top 10 soft skills mais valorizadas em 2021. São elas:

  1. Resolução de problemas e tomada de decisões;
  2. Pensamento estratégico;
  3. Inovação;
  4. Gestão de Pessoas;
  5. Autocontrole;
  6. Iniciativa;
  7. Orientação para mercado;
  8. Liderança;
  9. Capacidade de negociação;
  10. Flexibilidade.

Por fim, Ana Alice reforça como é necessário conhecer e entender quais são as exigências de cada companhia. “Com isso, perceberá se vai conseguir se encaixar no perfil, se terá sucesso na função e será reconhecido, possibilitando, assim, o crescimento”, conclui.

Competências emocionais e analíticas em alta!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete