Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
50-como-se-preparar-para-conquistar-uma-oportunidade

50+: como se preparar para conquistar uma oportunidade? 

Notícia | 28/10/2021

Vinícius Lima

A média de expectativa de vida do brasileiro cresceu quase sete anos desde 2000 e as normas para se aposentar se enrijeceram. Apesar disso, os fifties – profissionais com 50 anos ou mais – ainda sofrem com os desafios e dificuldades na hora de procurar uma vaga no mercado de trabalho.

Apesar desse cenário, a “juniorização” vivenciada nos últimos anos em ambientes corporativos acarretou certas mudanças na perspectiva dos empresários a respeito da contratação de pessoas maduras. Recentemente, grandes multinacionais anunciaram processos seletivos exclusivos para pessoas dessa faixa etária.

Segundo Alexandre Louro Pires, gerente de transição de carreira da Thomas Case & Associados, “há algum tempo, os mais jovens assumem determinadas posições em prol da retenção de salários e do alto grau da ideia de tecnologia. Atualmente, as empresas também têm valorizado a experiência, trajetória sólida e comprovadamente ótima em entregas. Não existe mais espaço para o erro, a competitividade entre organizações está cada vez mais alta e a estratégia assertiva se faz necessária”.

Diante dessa realidade, muitas dúvidas podem surgir do lado de quem está em busca de novas oportunidades: como saber qual a vaga certa para mim? Devo fazer algo para me preparar? Pensando nisso, o especialista separou as principais dicas para facilitar a recolocação.

Como se destacar em um mercado de trabalho tão concorrido? 

Atualmente, “o mercado carece de colaboradores para ostentar musculatura de carreira, baseando-se em entregas dentro da trajetória e demonstrando vigor competitivo para apresentar uma gestão estratégica. Logo, se você possui esses atributos, com certeza já está um passo à frente de outros candidatos”, explica o gerente.

Quais características são fundamentais para conquistar a vaga desejada? 

Para Pires, “existem alguns fatores indispensáveis para as empresas no momento de contratação. Nesse sentido, é de fundamental importância se manter atualizado aos métodos e linguagens atuais, novas tendências, cenários de carreira e ramo de atuação”.

Como devo me preparar para participar de um processo seletivo? 

Antes de participar de uma entrevista, recomenda-se alinhar um discurso de apresentação seguro para demonstrar seus KPIs (Indicadores-chave de desempenho), relate seus cases de sucesso e apresente seu assertivo modus operandi, além de demonstrar sua disposição para aprender com as novas práticas e cultura da organização.

O especialista também aconselha aos profissionais 50+ em busca de uma transição para uma nova área de atuação: “O perfil maduro tem muito a oferecer. Tendo em vista a reforma previdenciária, um panorama de mais 20 anos é real. Em geral, os fifties já exerceram várias carreiras, possuem um catálogo ‘multidisciplinar’ e podem facilmente ocupar posições distintas”.

Existem muitas vantagens na admissão de alguém com mais vivências. São pessoas com inteligência e resiliência na gestão de equipe, atalhos e foco no objetivo final da organização. A troca entre as gerações pode ser favorável para o time atingir novos e mais sólidos resultados. Mesmo para quem busca estágio, existem oportunidades,  afinal, segundo apontamento do Nube, a porcentagem de estagiários com mais de 50 anos cresceu 633% entre 2010 e 2021. 

Talita Carvalho, estudante de administração, estagia em uma organização onde essa questão é valorizada e conta como a troca de pontos de vista entre os grupos etários é enriquecedora. “Todos temos algo a ensinar e aprender. A partir dessa troca, nos desenvolvemos para chegar aos objetivos individuais e coletivos”, conta. 

Pires completa: “para analisar essa mudança de direção, é essencial identificar sua trajetória como um todo, suas entregas ao longo da caminhada e suas âncoras. Quais são seus valores? Em que se baseia quando pensa em tracionar seu próximo ciclo? Sua mobilidade geográfica, sua posição hierárquica e disposição para contribuir mesmo quando eventualmente esteja abaixo de uma posição já vivenciada também são fatores a se considerar”.

Por que investir em estagiários +50?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete