Apesar dos esforços atuais realizados por diversas empresas, ainda há um longo caminho para se adequar e educar para a total inclusão e diversidade das pessoas. Por que investir em estagiários +50? Veja um dado: quase 55 milhões de brasileiros já passaram dos 50 anos, isso corresponde a 25% da população atual do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Saiba mais!

Tem aumentado o número de estagiários na melhor idade

De acordo com o órgão, até 2040 metade da força de trabalho deve ter mais de 50 anos e, em 2050, pessoas a partir dos 60 anos superarão os 30%. São homens e mulheres cada vez mais ativos, os quais vêm buscando qualidade de vida e movimentando a economia. Provavelmente, você, leitor, estará neste grupo. Já pensou nisso?

Somente no ano passado foram gerados pela Economia Prateada, nome de referência aos cabelos grisalhos, cerca de 1,8 trilhão de reais, conforme o levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva. “A atualização constante e a busca por conhecimentos são fundamentais para quem, independentemente da faixa etária, deseja ascender na carreira, se recolocar no mercado ou simplesmente ajudar a construir uma sociedade mais”, afirma a gerente editorial de Portfólio e coordenadora da Pearson Clinical, Maria Filomena Brandão.

Quando comparamos as estatísticas do próprio Nube, percebemos um aumento de 600% no número de estagiários com mais de 50 no mercado entre 2010 e 2018, por exemplo. O crescimento foi muito mais acentuado na base de dados da pesquisa (260%) entre 2015 e 2016.

Entre 2017 e 2018 observamos uma queda de 28%. Em 2020, o mercado de estágios também sofreu bastante com a crise advinda com a pandemia, mas como o mercado de estágios é muito dinâmico, neste ano a economia está reaquecendo. Com isso, a expectativa é de uma retomada e aumento de vagas, inclusive para estagiários +50.

Nesse sentido, a especialista elencou algumas dicas importantes para ajudar a equilibrar a saúde emocional e mental desses profissionais. Veja:

Mantenha-se aprendendo

Aproveitar e adquirir conhecimento com cursos e palestras disponíveis na Internet é uma ótima pedida. Interagir com colegas de trabalho e demais profissionais para agregar conhecimento é fundamental. Não se feche no casulo, afinal, a interação é a melhor maneira de aprender, ensinar e fazer um bom networking.

Ou seja, busque todo tipo de aperfeiçoamento. Para além de novos conhecimentos, é preciso se reciclar sempre. Novas ferramentas, processos e conhecimentos devem ser encarados para estarem sempre atualizados dentro da área de atuação.

Aposte em conhecer e usar novas tecnologias

Fique atento às novas tecnologias, recursos, aplicativos e demais programas digitais. O mundo exige abertura para se desenvolver e usar todas as ferramentas oferecidas. É só não ter medo, mas muita sede de saber. Sobretudo, peça ajuda!

Use e abuse das mídias sociais

Atualmente, as companhias estão buscando nas redes sociais bons trabalhadores. Um exemplo disso é o LinkedIn, principal rede profissional do mundo. Então, é importante ampliar a participação nesse tipo de plataforma. Tome cuidado quando for criar um perfil. As marcas estão de olho nas postagens, podendo validar um currículo e habilidades ou derrubá-lo por publicações inadequadas.

Nada é do dia para a noite e não existem soluções prontas quando falamos de cultura organizacional e gestão de mudanças. “Em meio a pandemia, o contágio despertou a consciência da importância da cadeia de valor e qual o nosso protagonismo como agentes da trasnformação. No entanto, ainda estamos lidando com a realidade sem alterar a perspectiva”, analisa o líder de projetos em sustentabilidade, diversidade e inclusão na MCM Brand Group, Raphael Pagotto.

Por isso, evolua sua mente: continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de especialistas de diferentes áreas. Estamos juntos nessa luta! Conte com o Nube!

As organizações a sua volta são inclusivas?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe