Para ter sucesso na carreira é necessário não apenas possuir habilidades técnicas: é preciso desenvolver as características interpessoais, chamadas,  também, de  soft skills. Quando o assunto é relacionado às mulheres no mercado de trabalho, as empresas, atualmente, buscam por candidatas capazes de desempenhar bem suas funções técnicas, mas também com a capacidade de se encaixarem na cultura institucional e interagir com o time completo. 

Quem aponta isso é Mariel Reyes Milk, fundadora da {reprograma}, iniciativa de impacto social focada em ensinar programação para mulheres cis e trans sem recursos. “Na área da tecnologia, por exemplo, é recomendado às programadoras executarem cinco principais qualidades, as quais irão servir de apoio para desempenhar bem suas funções”. São elas: 

  1. Capacidade de trabalhar em equipe: seja dentro de um time de desenvolvedores, designers ou de projetos, é preciso trabalhar bem com as outras pessoas para ter sucesso;
                                                                           
  2. Comunicação efetiva: as profissionais muitas vezes podem passar horas trabalhando sozinhas, mas ainda assim devem ter excelentes práticas de comunicação, pois raramente estão codificando todo o sistema ou projeto sem relação com os indivíduos. Além de outros devs, é vital coordenar com os membros da equipe e da empresa;
                                                                           
  3. Problem solving ou a habilidade de resolução de problemas: pensamento crítico e obtenção de uma solução criativa para um problema relacionado a software é essencial;

  4. Paciência e perseverança: é raro um código ou programa funcionar na primeira tentativa e, muitas vezes, serão precisas várias tentativas e muito trabalho para fazer um aplicativo ou uma página funcionar corretamente, sem erros.

  5. Bom gerenciamento de tempo: trabalhar sob pressão e ainda cumprir prazos é extremamente importante na vida de uma boa dev.

Benefícios dessas habilidades na área tecnológica

De acordo com Mariel, quando bem entendidas e executadas, essas características resultam em pontos positivos. Dentre eles, estão “incentivo à colaboração na empresa; resolução de impasses de formas mais criativas; criação de produtos e serviços inovadores, com uma mistura de ideias, experiências e contribuições de todas; capacidade de lidar melhor com estresse e pressão e a menor chance de frustração, aptidão de continuar tentando e aprendendo com os erros”. 

Quem está atenta a isso

Juliane Borges, estudante de análise de sistemas, procura se atentar a esses pontos em sua jornada de aprendizado até mesmo antes de começar a estagiar. “Quero estar pronta para a minha primeira experiência já sabendo algumas coisas além de aspectos técnicos”, comenta. 

Justamente por isso, ela dedica parte de seu tempo a cursos e palestras voltadas à sua área de interesse, para expandir conhecimentos e entender como é sua profissão na prática. “Acho um grande diferencial a gente ter essas percepções para poder lidar melhor com a rotina no ambiente corporativo”. 

Desenvolvimento das skills dentro das organizações 

A fundadora da {reprograma} também destaca como o treinamento das equipes é fundamental para melhorar a dinâmica organizacional, otimização do relógio e a conexão de ideias em diferentes setores. “Por isso, é importante para as lideranças corporativas investirem no aprimoramento dessas questões para uma melhor prática da cultura organizacional dos colaboradores”, conclui. 

Gostou? Saiba mais sobre equidade de gênero no mercado de trabalho.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe