Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-6-soft-skills-mais-desejadas-para-a-area-de-tecnologia

As 6 soft skills mais desejadas para a área de tecnologia 

Notícia | 27/08/2020

Gabriela Vasconcelos

Com as recentes mudanças nos formatos organizacionais, os quais buscam colaboradores autônomos e com iniciativa, as habilidades exigidas ganham maior força. Cada vez mais, os recrutadores procuram competências relacionadas à conduta. Na área da tecnologia não é diferente!

As soft skills são conhecidas como as aptidões comportamentais do profissional, observadas na convivência diária. Isso acontece por meio de atitudes, talento e conhecimento acumulados ao longo da vida, a partir de aprendizados e de diversas experiências adquiridas com livros e até tutores. 

Segundo pesquisa realizada pela CareerBuilder, 77% das empresas consideram essas capacidades tão importantes quanto as técnicas. Além disso, 16% as acham até mesmo superiores às qualidades ligadas à postura ao avaliarem um candidato para uma vaga.

Habilidades interpessoais são requisitadas

Em um mercado altamente competitivo, como o de tecnologia, é preciso se atentar a esse ponto. Se você é da área ou empresa buscando esse profissional, Daniel Kriger, CEO da Kenzie Academy, escola de programação a qual atua na formação de desenvolvedores web full-stack, lista quais são, hoje, as principais habilidades. Confira: 

  1. Comunicação eficaz: repassar informações relevantes, de forma clara, objetiva e compreensível é fundamental para o alinhamento das ações diárias e o fluxo harmonioso do trabalho;
  2. Flexibilidade: é imprescindível saber se adaptar em caso de mudanças, pois agiliza novos processos e demonstra atitude diante dos desafios propostos;  
  3. Trabalho em equipe: estabelecer e manter relacionamentos e parcerias para atuar de forma integrada, colaborativa e com foco na manutenção de clima organizacional favorável são essenciais;
  4. Manutenção da carreira: melhorar essas habilidades é indispensável para reforçar a compatibilidade do profissional com a empresa. A falta dessa sinergia faz muitos colaboradores serem desligados ainda no período de experiência;
  5. Desenvolvimento pessoal: as softs skills podem ser constantemente aprimoradas, por isso é muito importante desenvolver outras características, como resiliência, autocontrole, autonomia e perfil de liderança;
  6. Ajuda profissional: caso precise de ajuda para descobrir quais são as competências a serem desenvolvidas, recomenda-se a realização de terapia, ou mesmo participar de programas específicos disponibilizados pelas empresas.

Atualmente, o mercado está mais atento às soft skills, pois sabe o quanto elas podem influenciar no sucesso dos negócios. “Quando bem desenvolvidas, certamente o profissional apresentará uma boa performance e o autoconhecimento é um ponto de partida para descobrir quais dessas competências precisam ser aprimoradas”, avalia o CEO da Kenzie Academy.

Capacitação

Aproveite para fazer nosso curso gratuito “Marketing Pessoal: Sua Imagem é Você!”. O objetivo é ajudar você na construção eficaz de seu cartão de visitas: a sua imagem! São apresentados conceitos gerais sobre marketing e dicas sobre seu comportamento nas redes sociais, vestimenta, postura verbal e corporal. Ainda vale certificado de três horas complementares. 

Quer saber mais sobre o mercado de tecnologia? Nesta matéria da TV Nube, falamos sobre a necessidade de criar e dominar técnicas revolucionárias na informática para facilitar o dia a dia, tanto no ambiente corporativo, quanto em outros contextos. Assim, surge uma alta na demanda por profissionais aptos para esse ambiente. Veja mais informações no vídeo com especialistas da área.

Quais são suas melhores habilidades?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete