No mundo de hoje em dia, as coisas mudam de uma hora para outra. Estão sempre surgindo novidades e por isso, as corporações precisam estar ligadas. Porém, é natural em todos os aspectos da vida, se acomodar ao alcançar o sucesso. Sendo assim, é importante ter consciência disso e se preparar para não deixar acontecer com você. Nesta matéria, debateremos um pouco sobre o assunto.

A acomodação no trabalho

Atualmente, as pessoas ingressando no mercado de trabalho têm um perfil mais inquieto, insatisfeito, inconformado, vontade de inovar e paixão por desafios. Isso pode ser explicado por terem nascido em uma geração em constante mudança, regada de informações e mergulhada na Internet.

Valorizam bastante algumas outras características na hora de procurar um emprego, além das tradicionais como salário e carga horária. A saúde mental ganhou relevância nos últimos anos e mais recentemente, com o home office, outras alterações devem surgir.

Por isso, as empresas não podem estagnar e ter a certeza de glória eterna. Sendo assim, precisam se adaptar às novidades do mercado. “Para uma companhia estar sempre em crescimento, ela deve acompanhar as inovações de sua área e estar sempre atualizada para ofertar ao cliente e funcionários produtos/serviços à altura de suas exigências. Não deixando de entregar qualidade e tecnologia adequadas. Quando se acomoda, abre espaço para as concorrentes. Ignorar as exigências do mercado pode levá-la à extinção”, explica a gerente administrativa da Balzan Móveis, Josyane Souza.

Uma instituição já estruturada sempre terá mais dificuldades em lidar com o risco e o desconforto, afinal ela já foi segmentada, além de mapeada por políticas e processos. Quem está na base da pirâmide precisa ter força, poder de ação, voz ativa e espaço para dar suas ideias. A liderança, por sua vez, deve ter noção de quais funcionários podem assumir cada responsabilidade e dar essa missão a eles.

É necessário agir como um verdadeiro time e todos estarem envolvidos no funcionamento da engrenagem. Nesse sentido, existem alguns modelos interessantes como a gestão horizontal. Nela, não existe uma hierarquia, disputa por cargos ou salários mais altos. Todos têm a mesma liberdade, deveres e direitos. Como uma democracia, a opinião de cada membro importa.

Outro ponto crucial é a motivação para os colaboradores continuarem fazendo o seu melhor e lutando pelo bem da empregadora. "Um membro ambicioso pode realizar entregas ligadas diretamente ao seu objetivo. Logo, considero mais importante mantê-lo desafiado (com metas ou projetos grandiosos), onde consiga preservar o interesse pela entidade e o sentimento de fazer parte daquilo”, complementa Josyane.

Às vezes, correr riscos é o único caminho possível para “alcançar o céu” e se você não tomar essa decisão, outro fará. Com isso, será ultrapassado. Portanto, é bom ouvir sugestões e estar aberto para a discussão construtiva. Todos têm pontos a melhorar e você não pode cair na armadilha de possuir a fórmula infalível. Durante a história existem diversos exemplos de gigantes sendo derrubados.

Os anticorpos corporativos

O fundador da New Way Consultoria, Alexandre Waclawovsky, criou o termo “anticorpos corporativos” e alerta sobre ele. “São aquelas pessoas com a missão de destruir ou desativar iniciativas arriscadas. Se não forem tratados a tempo, podem crescer e formar grupos e alianças para desarticular reformas e promover o medo da falha dentro do grupo”. Sendo assim, os gestores têm a atribuição de perceber esse problema na raiz e excluí-lo.

Outro destaque feito pelo empresário é a não existência de uma receita para ser bem sucedido. “Após nove anos liderando a transformação digital em um empreendimento, acreditei já ter o mapa pronto. Contudo, quando tentei aplicar a mesma estratégia em outro lugar, deu errado. O contexto e a cultura eram diferentes. Nem melhor ou pior, apenas eram distintas. Estava em outro estágio e, portanto, pedia passos menores”, relembra Waclawovsky.

Portanto, não cometa esses erros em seu negócio e se prepare para o futuro. Com isso, você estará sempre evoluindo e atraindo os melhores talentos. Nessa tarefa, você pode contar com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe