Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-para-o-futuro

Soft skills para o futuro 

Notícia | 29/09/2021

Giovanna Cavalli

A inteligência artificial, a robótica, entre outras tecnologias, estão se tornando cada vez mais sofisticadas, tomando espaços em atividades operacionais. Aos poucos, começam também a ocupar áreas e especialidades antes consideradas e reservadas somente aos humanos. Por isso, é preciso ficar atento às necessidades do mercado.

Aprender sempre

Quando os engenheiros e cientistas identificam um padrão, conseguem programá-lo. Ao analisarmos esse cenário, é impossível não refletir sobre quais tarefas sobrarão às pessoas nesse mundo digital. “Assim, fomentar a curiosidade é um dos primeiros passos para estar sempre com novas informações. Isso possibilita entender o fluxo e se adaptar ao novo ritmo da evolução dos indivíduos”, diz a gerente comercial na Vetor Editora Psicopedagógica, Anna Maria Buccino.

Nesses novos cenários, é nítida a importância da atualização constante, chamada de lifelong learning. “O momento pede atitude e, por isso, o ideal é movimentar-se, inteirar-se sobre as transformações, oportunidades e desafios. Além disso, olhar e despertar as habilidades humanas subjetivas, as soft skills”, continua a gerente.

Atualmente, valorizamos a nossa sensibilidade, atitude a qual no passado era vista como um ato de fraqueza no mundo corporativo. “Temos a oportunidade de deixar florescer nossa autenticidade, isso agora é reconhecido e procurado”, explica Anna.

Segundo a pesquisa da Global Talent Trends, 80% dos líderes consideram as soft skills cada vez mais importantes para o sucesso dos negócios. São elas as características como emoções positivas, ética, comunicação, escuta ativa, liderança, negociação, visão sistêmica.

A inteligência emocional - a capacidade de lidar com os sentimentos - também é muito procurada pelas instituições. A teoria ganhou destaque nos anos noventa, por conta dos estudos do psicólogo Daniel Goleman e está entre uma das principais habilidades para o novo normal. Sobretudo, essa aptidão eleva o bem-estar,o foco e a produtividade, pois diminui o nível de estresse, possibilita maior poder de concentração e administração do tempo e engajamento.

Ademais, a empatia é uma ferramenta fundamental para vivermos em sociedade e não poderia ser diferente no mundo corporativo. “Ela faz você se colocar no lugar de um terceiro, na mesma situação, para tentar entender a posição dele. Essa skill é essencial para líderes, também, sendo uma peça-chave para uma gestão de pessoas com qualidade”, expõe a CEO da Sputnik, Mariana Achutti.

Habilidades emocionais para lidar com o digital

O futuro é digital, mas as capacidades mais requeridas para estarmos plenamente atuantes são pessoais. Desse modo, podemos abusar da nossa criatividade, capacidade de pensamento crítico, resiliência e consciência. “Sair do automático é essencial, mesmo nosso cérebro gostando de coisas mais fáceis, pois economiza energia. Todavia, o contexto pede atenção e racionalização para conseguirmos assumir o controle, aprender e mudar”, ressalta a gerente comercial na Vetor Editora.

Para ela, existem dois caminhos: olhar para tudo isso e considerar uma grande bobagem ou encontrar a luz para as ideias. Aceitar o desafio da transformação e voar. “As soft skills podem ser desenvolvidas, fortalecidas, basta ter consciência, foco e disciplina”, complementa Anna.

Como saber quais dessas maestrias devo desenvolver? Primeiro, pense em suas ocupações, nos seus relacionamentos e no amanhã desejado. Depois, observe, crie um mapa de suas skills atuais e analise quais já estão na sua vivência e quais você deverá focar para seguir. Desafie-se e siga a direção do seu desenvolvimento!

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete