Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-funcionam-os-testes-psicologicos

Como funcionam os testes psicológicos? 

Notícia | 10/09/2021

Giovanna Cavalli

Qual o objetivo dos testes psicológicos? Eles são fundamentais para estruturar de maneira assertiva e eficiente, processos seletivos, treinamentos e capacitação de equipes. Para isso, é necessário um departamento de recursos humanos (RH) com uma visão ampla do negócio para saber identificar os estímulos de cada posição, compreender suas diferenças, descrever as necessidades do cargo, as competências técnicas e comportamentais dele e conhecer os respectivos instrumentos de avaliação.

Os benefícios

Esses dispositivos de análise - aqui entram os testes psicológicos - são instrumentos os quais permitem a mensuração e a interpretação de constructos cognitivos, psíquicos e emocionais de um sujeito. “É muito importante possuírem qualidade técnico-científica, bem como propriedades psicométricas avaliadas e reconhecidas”, explica o psicólogo na Vetor Editora, André Martin Marquez Ventura.

Quando não se faz algo agradável para os seus anseios, realiza-se de forma satisfatória por algum tempo, mas não sustenta-se no médio ou longo prazo, pois passam a ser fontes de frustração. Concorda? “Assim, não há mais envolvimento com a melhoria das atividades, resultando em um impacto direto na performance da pessoa e na produtividade do time”, alerta o especialista.

Nesse contexto, essas provas intelectuais também são importantes para os líderes poderem conhecer melhor o perfil de seus funcionários, bem como trazer uma melhor dinâmica, redução de conflitos interpessoais e maior integração com a cultura organizacional. “Para os gestores, há a oportunidade de auxiliar no planejamento da distribuição das tarefas, desenvolver aspectos comportamentais, estilos de gestão, atitudes e posturas assertivas em relação aos fatores motivacionais”, complementa Ventura.

A aplicação delas ajuda a identificar fragilidades e programar intervenções assertivas em prol da saúde física e emocional dos colaboradores. Sendo assim, para o psicólogo, um dos principais benefícios é justamente a otimização e assertividade do recrutamento, desde o auxílio na triagem de candidatos, redução no tempo em geral e tranquilidade para uma decisão mais correta, baseada em critérios científicos.

A importância da psicologia organizacional

Hoje em dia, temas como ansiedade, síndrome de Burnout, depressão e até suicídio são pautas trazidas pelo RH para suas corporações com o intuito de cuidar cada vez mais da felicidade e bem-estar dos internos. De acordo com um estudo recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), um a cada cinco indivíduos no ofício pode sofrer de algum problema de saúde mental.

Todavia, ainda há quem acredite na separação do emocional e profissional. “Como seria possível distinguir estas áreas, quando ambas impactam diretamente uma na outra? Quando algo não vai bem na mente, é notável os efeitos diretamente no serviço, causando perda de rendimento e queda na qualidade, podendo acarretar muitas vezes até em ausências”, expõe a psicóloga especializada em gestão de recursos humanos e analista de treinamento e RH na BiUP Educação, Elizabeth Nickel.

Segundo ela, a ideia dessa vertente, unida ao RH, é ser responsável pelo desenvolvimento de estratégias avaliando sempre os ambientes empresariais. “Afinal, boas condições laborais somadas ao vigor intelectual resultam na fórmula do crescimento saudável para uma entidade. O primeiro passo é escutar e acolher os colaboradores com suas dores”, finaliza.

Portanto, se você é um líder, procure por alternativas e movimente-se em prol disso! Acompanhe o nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete