Com a chegada da pandemia de Covid-19 e com a popularização do trabalho remoto, muitas pessoas têm tido dificuldades para administrar sua rotina. Isso porque conciliar a vida pessoal e a profissional é um grande desafio, principalmente quando os dois contextos se mesclam no mesmo ambiente. 

Realidade agitada complica a gestão

De acordo com a fisiologista Debora Garcia, até mesmo quem atua de  forma presencial enfrenta problemas quanto ao equilíbrio entre os campos. “A realidade é agitada para boa parte dos indivíduos e, por isso, a relação saudável entre os contextos se torna complexa”, aponta. 

Entretanto, conforme a especialista explica, saber balancear esses dois aspectos é fundamental para garantir bem-estar às pessoas. “A saúde física e a mental dependem de diversos fatores cotidianos. Por isso, é imprescindível estarmos atentos aos excessos”, ressalta. 

Para essa conciliação não se tornar um problema, Garcia traz três orientações. Veja abaixo e coloque em prática: 

I. Atente-se ao planejamento 

A desorganização é o ingrediente do desastre para quem deseja administrar essa dualidade de responsabilidades. Para tudo sair conforme o planejado, comece sua semana ou seus dias com uma lista de afazeres. Anote no papel – ou em seu celular – todas as tarefas a serem realizadas em um determinado período de tempo. 

Uma sugestão destacada pela especialista é: “não coloque em sua lista obrigações muito complexas em um mesmo dia, pois provavelmente você não vá conseguir realizar todas. Divida as incumbências em subtarefas, para, com o passar do tempo, conseguir perceber sua evolução. Estabelecer escopos inalcançáveis é extremamente prejudicial para a saúde”, explica Garcia. 

II. Saiba gerenciar seu tempo 

O gerenciamento do relógio é, provavelmente, a orientação mais importante. Nesse caso, é fundamental parar e pensar se todas as suas ocupações podem, de fato, ser realizadas em um espaço previamente estabelecido. 

Caso a resposta seja positiva, é essencial se regrar e estipular os minutos, horas ou dias restantes para completar cada coisa. “É preciso ser realista com o número de tarefas possíveis de realizar em um dia e o intervalo necessário para a conclusão delas. Muitas vezes, o desgaste vem de colocar na agenda mais coisas além do possível de serem entregues”, aponta a especialista. 

III. Não se sinta culpado por se divertir e/ou por descansar 

Por fim, Garcia aponta como não devemos sentir culpa por nos divertimos ou tirarmos uma pausa para descansar.  “Algumas pessoas se dedicam tanto ao trabalho e se sentem mal por serem improdutivas em algum momento. Ter folgas, consumir outros assuntos, criar um hobby e ter contato com pessoas, além de descontrair e melhorar o bem-estar, pode aumentar a produtividade. O equilíbrio é fundamental”, finaliza a fisiologista. 

Luana Campos, estudante de pedagogia tem uma tática, principalmente para quando está revisando conteúdos para provas, lendo livros acadêmicos e etc. “Sempre faço um esquema no qual, a cada 30 minutos de leitura, por exemplo, paro outros cinco ou dez para tomar uma água e me ocupar com outra coisa”, conta. 

Antes disso, a universitária afirma ter enfrentado dificuldade de focar. “Meu celular me distraía bastante e, hoje, eu o deixo silenciado durante essa meia hora e checo as notificações nos ‘breaks’”. Assim o aproveitamento dela aumentou e, consequentemente, seu desempenho nos boletins semestrais, também. 

Veja mais dicas para  ter equilíbrio entre home office e demandas domésticas

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe