Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
equilibrio-entre-home-office-e-demandas-domesticas

Equilíbrio entre home office e demandas domésticas 

Notícia | 26/03/2021

Vinícius Lima

Na realidade influenciada pela pandemia do coronavírus, o home office foi um dos recursos mais utilizados no contexto corporativo para evitar o contágio. Nesse sentido, lidar com as atividades profissionais e pessoais ficou um desafio ainda maior para diversas pessoas. Justamente por isso, saber administrar os dois lados é essencial.
                                                                               
Equilíbrio entre trabalho e outros contextos da vida
                                                                               
De acordo com o recente relatório de Índice das Tendências de Trabalho, desenvolvido pela Microsoft, um dos principais temas discutidos durante esse período de quarentena é a manutenção do equilíbrio entre o expediente e outros contextos da vida.
                                                                               
Como conciliar?
                                                                               
Devido à necessidade de isolamento social e a adoção do modelo de atuação remota por muitas companhias, esse limite tem sido um ponto de atenção para organizações e colaboradores. É preciso se dividir entre afazeres domésticos, família, filhos, pets e cumprir com as demandas corporativas.
                                                                               
Quem passou por essa mudança
                                                                               
Juliana Miranda estuda marketing em Ribeirão Preto e conta ter enfrentado alguns desafios com a mudança de cenários. “Até tinha uma rotina híbrida, então havia dias nos quais eu já fazia tudo à distância, mas a mudança total de cenários só veio com a Covid-19”, compartilha.

Novo normal

Nesse sentido, enfrentar uma nova normalidade foi difícil. “Eu senti muita falta do convívio do dia a dia, havia uma troca muito forte entre os outros profissionais e eu”, conta. Para ela, esse é o principal ponto de mudança.

Jovens são mais afetados

O estudo aponta como 54% dos pais entrevistados relataram dificuldades em equilibrar as atividades do lar enquanto atuavam nessa modalidade remota. Os millennials e os membros da Geração Z foram os mais atingidos por essa realidade “a distância”.

Até a empatia aumentou

De acordo com o levantamento, as adaptações feitas para balancear o labor com outros aspectos despertou mais empatia entre os colegas de empresa. Cerca de 62% das pessoas disseram se sentir mais simpatizadas com os seus companheiros de equipe por conta de uma visão melhor da vida domiciliar.

Realidades mais inclusivas

Em alguns casos, o aumento da adoção do modelo de home office também está contribuindo para um contexto corporativo mais inclusivo. Mais da metade (52%) dos entrevistados se sentiram mais valorizados durante as reuniões por estarem todos no mesmo contexto.

A tecnologia como aliada na gestão do tempo

Para ajudar os clientes a gerenciar melhor seu tempo nesse novo ambiente, a Microsoft desenvolveu um recurso no Teams capaz de permitir o colaborador informar ao seu time quando precisa reservar um tempo no seu calendário para o trabalho focado.

Além disso, é possível definir horários e dias tranquilos para silenciar as notificações quando desejarem. “Vivemos nos últimos meses uma série de mudanças as quais interferiram diretamente no modelo tradicional de labor. Na Microsoft, temos buscado trazer inovações capazes de auxiliar a todos para se adaptarem à nova realidade, mantendo o equilíbrio”, afirma Mariana Hatsumura, diretora de trabalho moderno da Microsoft Brasil.

Home office para sempre?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe