Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mindfulness-no-trabalho-ajuda-no-home-office

Mindfulness no trabalho ajuda no home office 

Notícia | 18/08/2021

Vinícius Lima

Mesmo com a vacinação da população brasileira e algumas atividades já voltando ao modelo presencial, existem diversas empresas cogitando a ideia de manter o home office ou adotar uma rotina híbrida entre dias em casa e no escritório. Nesse sentido, organizar as demandas e dividir todas as tarefas em dois espaços distintos ou até mesmo apenas remotamente pode ser um desafio.

Marcos Cândido é estudante de psicologia, em Sorocaba. Para ele, a mudança de seu estágio e estudos para o lar foi difícil no começo, justamente por ter de lidar com diversas distrações as quais não eram costumeiras em sua rotina anterior. “Eu praticamente fui treinado a me acostumar com barulhos de colegas em sala de aula, por exemplo. Porém, não tive o mesmo preparo para lidar com sirenes de ambulância, campainha e etc.”, conta.

Recursos capazes de ajudar

Assim, procurar as habilidades do mindfulness, responsáveis por ensinar a desenvolver a atenção plena, são úteis para transcender esse período e ter sucesso nas diferentes atividades. Luiza Bittencourt, instrutora sênior dessa técnica pelo MTI (Mindfulness Trainings International), conta como esse termo se refere a um estilo de vida e pode auxiliar em várias frentes, inclusive na profissional.

Entre os benefícios da prática, estão melhorar o foco e a memória. “Quando estamos inteiramente presentes no labor, as chances de algo dar errado e termos de refazer são menores", reforça a especialista. Assim, a técnica ajuda a produzir mais e em menos tempo, pois a pessoa não estará fazendo pausas desnecessárias ou distraindo-se com qualquer coisa.

Interação com colegas e resultados coletivos são favorecidos

É vantajoso para o colaborador em si e para a empresa, também. "Com a prática, as pessoas ficam mais atentas, compassivas, empáticas e tranquilas. Isso melhora a comunicação por meio da escuta ativa, evitando ruídos e facilitando o trabalho em equipe, porque as pessoas não descontam suas frustrações nos outros", explica Luiza.

Exercícios simples ocupam minutos do dia a dia e já dão início na mudança do cérebro por meio da neuroplasticidade, proporcionando os benefícios da prática. A seguir, a especialista deixa dicas para reduzir estresse e ansiedade, aumentar a concentração, produtividade, sensação de bem estar e saúde. Veja:

1 - Pausas conscientes: pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração;

2 - Uso consciente dos eletrônicos: estabeleça horários para olhar e-mails ou celular;

3 - Início, meio e fim das atividades: não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. É mais rentável fazer cada tarefa individualmente;

4 - Escuta atenta: esteja realmente presente quando um colega ou chefe estiver falando com você, escute com atenção. Isso evita diversos erros de comunicação.

5 - Mindful Eating: não coma trabalhando. Quando estiver comendo, desfrute desse momento tão saboroso.

6 - Faça meditação: a prática regular, mesmo se por apenas alguns minutos ao dia, muda seu cérebro e traz benefícios. Tire esse tempo pra você.

Vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, mais conhecido como “Vuca”. Mesmo sem considerar o cenário de uma pandemia como o vivido atualmente, lidar com o excesso de informações e estímulos já é bastante desafiador.

Portanto, seguir as orientações acima e buscar constantemente meios de melhorar seu foco são excelentes estratégias para se tornar um profissional preparado para qualquer realidade. Otimize seu cotidiano para aumentar seu rendimento!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete