Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
potencialize-seu-desempenho-no-home-office

Potencialize seu desempenho no home office 

Notícia | 20/06/2023

Pedro Fagundes

Antes da pandemia de Covid-19, você pensava em trabalhar remotamente? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), divulgada previamente à insurgência do coronavírus, 62,93% dos entrevistados enxergavam o modelo de atuação como uma “uma boa alternativa para as empresas em tempos de crise”. Quem respondeu ao questionário jamais poderia imaginar como essa emergência poderia ultrapassar o âmbito interno e impactar o planeta. De uma forma ou outra, o mundo foi abalado e o teletrabalho chegou para ficar. Hoje, já é prática corrente na maioria dos escritórios ao redor do globo. Quer descobrir como potencializar seu desempenho nesse contexto? Não deixe de acompanhar as dicas na matéria a seguir!

 

Prós e contras da jornada a distância 

Com a migração das companhias para o universo on-line, o labor a distância tomou para si o status de regra. Em meio a alguns questionamentos, relacionados ao aumento da dinamicidade da ocupação, esse formato apresentou inúmeros benefícios e foi bem aceito pelo mercado como um todo. Queira ou não, trata-se de um método o qual preza, acima de tudo, pela praticidade. Ter o controle da labuta na palma das suas mãos, a qualquer lugar ou momento, é uma faca de dois gumes, a qual, se empunhada com a atenção exigida, torna-se extremamente positiva. Ou seja, é um instrumento capaz de empregar versatilidade e impulsionar a produtividade. Basta saber utilizá-lo.

Além do mais, é um modelo o qual derruba barreiras geográficas e amplia os horizontes organizacionais. Sua maior abrangência possibilita a criação de times espalhados pelos quatro cantos do país, quiçá do planeta. Esse fator agrega, à companhia, uma nova leva de pontos de vista, os quais podem somar para a resolução de problemas corriqueiros. Ademais, estimula-se a economia ao redor do território, trocando riquezas e conhecimentos por meio do ofício. “Gastar menos tempo com locomoção, ter liberdade para organizar seu espaço e implementar rotinas da sua maneira são algumas outras conveniências”, pontua a estagiária de apoio em prospecção do Nube, Ana Victória Santos.

A comodidade, sem sombra de dúvidas, é um dos fatores responsáveis por brilhar os olhos perante essa opção de expediente. Levantar da cama, despreocupado, e já estar pronto para ligar o monitor do computador é cenário quase onírico. Essa facilidade encanta, porém requer dosagem. Não se pode confundir seu espaço de descanso e lazer com o ambiente de negócio. Eles até podem, fisicamente, compartilharem do mesmo cosmos. No entanto, imageticamente, eles devem estar devidamente separados. Caso contrário, não precisará de muito para estender práticas lúdicas a um ecossistema o qual exige seriedade e concentração. Por isso, aproveite o home office, mas tome as precauções necessárias.

 

Dicas para trabalhar melhor remotamente

Perante um cenário onde boa parte da população empregada se enxerga com a possibilidade de atuar digitalmente, é preciso adquirir a ciência de como fugir de suas armadilhas e mirar no sucesso. Para tanto, o primeiro passo é prezar pela plena função das condições mínimas. “Atentar-se aos equipamentos disponíveis em casa, como um notebook, fones de ouvido e uma cadeira confortável é essencial. Da mesma forma, é preferível procurar por um ecossistema reservado e com Internet estável”, pontua a analista de gente e gestão da Empiricus, Sara de Jesus. A fim de se desgarrar das práticas rotineiras e abraçar novas toadas, veja algumas orientações abaixo: 

Estabeleça um ambiente de trabalho adequado: garanta a possibilidade de ter um espaço tranquilo e reservado em casa para realizar suas tarefas. Isso inclui utilizar os equipamentos necessários, como um notebook, fones de ouvido e uma cadeira confortável – além de uma conexão de Internet estável. “Organize sua estação de ofício, tenha tudo limpo e saia um pouco das redes. Dessa forma, você já poderá evitar inúmeros instantes de desconcentração”, reforça Sara. 

Mantenha uma rotina organizada: defina horários fixos para começar e terminar o ofício, assim como intervalos regulares. Isso auxilia a manter a disciplina e separar claramente os momentos organizacionais daqueles destinados ao descanso.

Defina metas claras: estabeleça metas mensuráveis para a equipe, de modo onde todos tenham uma visão clara de cada item a ser alcançado. Desse modo, é possível manter o foco e a motivação, além de incentivar o acompanhamento do progresso individual e coletivo.

Estimule a autonomia e responsabilidade: confie nos membros da equipe e encoraje-os a tomar iniciativa e serem responsáveis por suas tarefas. Dê-lhes a liberdade de gerenciar seu tempo e prioridades. Porém lembre-se, o cumprimento de prazos, com entregas e resultados de qualidade, permanece substancial.

Promova o bem-estar e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: incentive os colaboradores a cuidarem de sua saúde física e mental, fazendo pausas regulares, praticando exercícios e mantendo uma boa alimentação. Além disso, estabeleça limites claros entre o laboral e o particular. Assim, evita-se a transformação do home office em uma invasão constante no tempo livre dos funcionários.

Comunique-se eficientemente: utilize ferramentas de comunicação on-line, como e-mails, videoconferências e mensagens instantâneas, para manter uma comunicação clara e eficiente com a equipe. Defina canais de comunicação adequados para diferentes tipos de interação, como reuniões virtuais para discussões mais complexas e plataformas de mensagens para comunicações rápidas. “O grupo remoto ajuda bastante, mas nitidamente não é a mesma coisa de estar perto do outro e bater papo presencialmente”, finaliza Ana.

 

Gostou das dicas? Então, siga as mudanças do mercado de trabalho, saiba como se adaptar e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para dominar a atuação remota e impulsionar a produtividade é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube torce pelo seu sucesso de onde estiver, seja online ou presencial

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe