Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dia-do-estagiario-como-anda-esse-mercado

Dia do estagiário: como anda esse mercado? 

Notícia | 18/08/2021

Giovanna Cavalli

Não é novidade o tamanho do impacto da crise para a juventude. Na perspectiva do desemprego, a oferta de vagas de estágio, por exemplo, foi bastante afetada. Em janeiro de 2020, havia-se a expectativa de um aumento de 14% nas oportunidades se comparada a 2019. Contudo, em abril do ano passado, a oferta sofreu uma queda de 92% e o valor diminuiu ao longo dos meses posteriores. Como está esse cenário hoje?

Atualize-se!

No fim do primeiro semestre, diversas empresas começam seus processos seletivos (PS) para o próximo período, esse tempo é conhecido como segunda temporada de estágios. A expectativa para 2021 é otimista e já tem dado suspiros. Por isso, é muito importante estar bem atualizado e potencializar as buscas por posições nessa época.

A primeira sugestão é aproveitar o isolamento em casa para adquirir conhecimentos novos e investir na carreira. Esse é um detalhe diferencial em meio à concorrência. Inclusive, durante o distanciamento, muitas organizações e instituições de ensino disponibilizaram cursos gratuitos.

O próprio Nube tem alguns EADs gratuitos sobre temas relacionados ao universo corporativo como administração do tempo, assertividade em PS, dicas para um bom currículo (CV), gestão de carreira, marketing pessoal ou técnicas de oratória. Todos ainda valem horas complementares para ajudar na grade acadêmica. Acesse!

Além disso, todos os finais de semana, aqui no blog, nós indicamos mais aulas on-line ou presenciais para potencializar suas habilidades profissionais e a sua criatividade. Bem como indicamos concursos com inscrições abertas para você testar todas as suas aptidões. Então, fique atento.

Prepare o currículo

Um ponto extremamente determinante nessa etapa é manter o CV atualizado e atraente. Afinal, a pandemia impôs novas habilidades e competências para o atual cenário do mercado de trabalho. Sendo assim, revise e mantenha o documento de apresentação em dia.

Ademais, um arquivo redigido corretamente e com um bom português tem um grande valor e pode ser o fator decisivo entre ser convocado ou não para uma entrevista. Destaque as soft skills em acordo com o seu perfil. “Ao informar cada característica ou maestria é legal exemplificar a forma como tal capacidade foi adquirida. Por exemplo: ao falar sobre a skill de comunicação, o aspirante pode ressaltar a instrução adquirida na jornada acadêmica entre outras situações”, expõe a coordenadora de seleção do Nube, Jéssica Quione.

Consegui uma entrevista e agora?

Por outro lado, se você já foi chamado para um processo seletivo, agora, estude sobre a companhia: acesse o site, as redes sociais e saiba mais sobre sua missão, projetos, serviços, produtos, concorrentes e como o anda seu nicho. Vale a pena, também, procurar por algum colega da área ou da própria entidade pelo Linkedin e fazer networking. Isso demonstra interesse e pró-atividade.

Sobretudo, fique calmo e não desanime. Sempre na vida iremos receber diversos “sim” e “não”, mas eles jamais podem nos definir. Invista tempo em você e na sua qualificação, pois existe uma chance exclusiva para o candidato certo. Cada indivíduo tem uma característica e, da mesma forma, as companhias buscam pessoas mais alinhadas à corporação.

Por fim, o CEO e fundador da Elleve, André Dratovsky, lembra: “em uma realidade na qual os diplomas já deixaram de ser o único passaporte garantidor de acesso às boas posições, o sucesso profissional e a ascensão social têm como desafio as novas tecnologias e demandas em seus diversos segmentos de atuação”.

Então, é preciso se preparar, pois os recrutamentos estão se baseando, cada vez mais, nas aprendizagens mais flexíveis e em competências práticas. “Nesse sentido, inúmeras plataformas de avaliação têm surgido e ganhado relevância no mundo do RH, transformando de forma irreversível o modo como se seleciona e avalia candidatos”, complementa o dirigente.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube e feliz dia do estagiário!

Quais as suas dificuldades em um processo seletivo?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe