Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
guia-do-nube-como-e-o-estagio-em-odontologia

Guia do Nube: como é o estágio em Odontologia? 

Notícia | 02/05/2023

Laura Pereira

Saber como entrar em um estágio em odontologia é a dúvida de muitos estudantes de graduação. Além de ser um dos períodos mais aguardados de todo o curso, é também um dos mais importantes. Afinal, a profissão exige grande experiência e carga horária de prática.

Nessa fase, o aluno tem a oportunidade de expandir seu conhecimento, para além das clínicas da faculdade. Com a devida supervisão de um dentista já formado, o graduando poderá realizar atendimentos, observar os principais desafios diários da profissão e aprimorar todos os seus aprendizados teóricos atuando.

Contudo, afinal, como é possível encontrar um estágio na área? O que é necessário para conseguir? Essas e muitas outras dúvidas são comuns. Por isso, continue nessa matéria!

Como funciona o estágio em Odontologia?

Todo o curso de Odontologia deve oferecer uma disciplina de estágio obrigatória aos discentes, assim como incentivar a procura por experiências complementares. Essas, geralmente, acontecem em serviços públicos detentoras de convênios com a instituição de ensino, como clínicas da família, postos de saúde, dentre outros similares.

Entre as responsabilidades da ocupação, está o atendimento aos pacientes. Durante todo o período, os participantes são supervisionados por preceptores, os quais podem ser professores ou, então, profissionais do estabelecimento.

Além disso, o aspirante a dentista poderá desempenhar e aprender inúmeras outras funções em seu programa. Como exemplo, podemos citar:

  • esterilização dos materiais;
  • auxiliar o preceptor;
  • acompanhar procedimentos cirúrgicos;
  • reposição dos materiais;
  • realizar a correta biossegurança;
  • anamnese de pacientes;
  • documentação de procedimentos.

Geralmente, o estágio obrigatório determinado pela faculdade não é remunerado e dura de 3 a 4 meses, durante o período letivo do semestre no qual o discente está matriculado. Entretanto, o estágio não obrigatório pode ter retorno financeiro mensal em alguns casos, de acordo com a forma de ingresso.

Fique por dentro: consiga um estágio hoje mesmo! 

Como começar um estágio em Odontologia? 

Para realizar a iniciativa, a clínica ou o centro de saúde, responsável por contratar, assina um termo de compromisso junto ao aluno da graduação e o agente de integração, se houver. Nesse documento, conhecido como TCE (Termo de Compromisso do Estágio), encontram-se todas as informações da posição, como a carga horária total, a qual deve ser cumprida durante o dia a dia e como será essa ferramenta pedagógica.

Nesse meio tempo, a instituição de ensino também é avisada e assina uma terceira via desses termos de compromisso, sendo incluída em todo o processo. O ato educativo é uma excelente oportunidade de aprendizado e de enriquecimento do currículo, de forma a estabelecer um melhor posicionamento dentro do mercado de trabalho.

Leia também: dicas para conseguir um estágio! 

A partir de qual semestre o estudante de Odontologia pode estagiar?

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) determina: o programa deve ter início quando o integrante estiver apto a realizar os atendimentos de forma supervisionada. Para Gustavo Medeiros, especialista em gestão de consultórios odontológicos, quando essa oportunidade de experienciar aparece, é imprescindível agarrá-la, pois é um grande passo para sair da graduação com um emprego. “Muito se fala na dificuldade de inserção sobretudo de jovens no mercado de trabalho atual. Na maioria das vezes, eles aprendem muito com as empresas”, comenta. 

Quando o estágio for obrigatório, geralmente é ofertado pela própria faculdade e sua duração varia conforme a matriz curricular da instituição. Não obstante, também há a possibilidade de optar por uma posição voluntária ou remunerada, também conhecido como estágio não-obrigatório.

Dessa forma, é possível se obter o certificado de conclusão com a carga horária total, a qual pode ser adicionada e enriquecer o currículo do discente. Assim como, pode-se renovar o contrato do estágio ao seu término, caso ainda esteja na graduação e não tenha excedido os dois anos de cumprimento na mesma concedente, como determina a Lei de Estágio, nº 11.788/2008. Essa é uma excelente opção para se fortalecer e conseguir construir um bom networking.

Veja também: estagiar é uma grande chance de começar no mundo corporativo. 

Qual é a importância do período de estágio para o estudante de Odontologia?

Independentemente do segmento escolhido, o estágio é uma etapa de grande importância em qualquer formação. Afinal, nesse momento, o estudante tem a oportunidade de testar a teoria em prática de tudo aprendido. Dessa forma, é possível a realização de um exercício profissional para fomentar suas habilidades. 

Muitos procedimentos e situações vistas em sala de aula serão devidamente observados e tudo isso com a supervisão de um cirurgião-dentista já experiente. Essa troca de informações e vivências é essencial para capacitar e promover a plena capacitação. 

Quanto ganha em média um estagiário de Odontologia?

A modalidade não obrigatória conta com uma bolsa-auxílio de, em média, R$ 982,00. Junto a isso, é acrescido também vale-transporte, caso haja deslocamento, recesso remunerado e seguro de vida contra acidentes pessoais. Ademais, vale refeição e outras bonificações ficam a cargo da concedente. 

Aproveite e leia também: Estágio remunerado: como funciona, salários e mais! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete