Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-elaborar-um-curriculo-competitivo-com-o-atual-mercado

Como elaborar um currículo competitivo com o atual mercado? 

Notícia | 23/02/2021

Giovanna Cavalli

O momento é de incerteza na economia, por conta dos efeitos da pandemia, exigindo dos profissionais de diferentes áreas uma nova preparação, mais adequada e objetiva. Por isso, recrutadores e candidatos precisaram se adaptar com os processos seletivos on-line. Então, a maneira de se apresentar também precisa ser revista, ajustada e especializada.

Peça feedback aos colegas

Para a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Rede Windsor, Gisele Garcia, de Niterói (RJ), a formulação correta de um currículo faz grande diferença na seleção dos aspirantes. “O CV é o primeiro contato da pessoa com a empresa. Portanto, precisa ser atraente, com conteúdo relevante e enxuto, despertando no recrutador a vontade de conhecer o indivíduo”, destaca.

Afinal, esse setor recebe grande quantidade de material e quase sempre, o tempo é bem curto. “Assim, um documento sucinto e bem elaborado faz toda a diferença. Na dúvida, compartilhe com algum amigo da mesma área e até mesmo com um profissional de RH”, explica.

Logo, a coordenadora recomenda uma estruturação lógica do arquivo, sempre priorizando os tópicos mais atuais e relevantes do perfil. “Na primeira parte, deve-se incluir nome, bairro e cidade onde mora, telefone de contato e e-mail. Sugerimos não escrever o endereço completo por uma questão de segurança. Informações como idade, estado civil e número de filhos fecham os dados pessoais importantes dessa etapa”, expõe Gisele.

Seja transparente e criativo

Já o segundo passo consiste em desenvolver os objetivos, descrevendo sua pretensão e um breve resumo da experiência. “Essa síntese precisa ser consistente, pois é nela onde o avaliador procurará características compatíveis com a vaga ou não. Se tiver alguma informação específica para o cargo é importante citar, como disponibilidade para viagens”, exemplifica a coordenadora.

Em seguida, informe a escolaridade, apenas a última. No entanto, se for uma pós-graduação, pode também mencionar informações sobre a graduação. No caso do idioma, só vale citar se for intermediário ou avançado. Caso tenha residido no exterior também é um esclarecimento relevante para incluir nessa etapa. Os cursos complementares só devem ser adicionados se agregarem valor ao objetivo e experiência profissional.

Para finalizar, se houver prática profissional, coloque-as. Em cada descrição deve ser adicionado: empresa, cargo, data de entrada e saída. Não precisa escrever todas as funções exercidas. Afinal, o conteúdo já escrito cumpre esse papel.

O mais importante é ajustar o manuscrito aos objetivos da instituição desejada. “Então, alinhe o alvo com o propósito desse lugar e a posição para qual está aplicando, dessa forma, o selecionador terá maior conhecimento sobre sua trajetória”, comenta o diretor executivo do IBEX (Institute for Business Excellence) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), Alexandre Slivnik.

Por fim, combine todos os elementos para não ultrapassar duas páginas. Verifique a gramática e se a visualização está fácil e com respiro. Sobretudo, seja autêntico! A plataforma Canva disponibiliza vários modelos, cores e disposições gratuitamente. Esse recurso pode ajudar.

Inclusive, o Nube também tem um curso on-line sobre como elaborar um currículo. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Veja também a matéria do "Conexão Ilimitada" da TV Nube: cursos EAD são meios para enriquecer o currículo. Conte com o Nube!

Como você tem preparado seu currículo? 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete