Mesmo antes da pandemia, muitas pessoas já pensavam em mudar de ramo, seja por insatisfação na atuação ou melhora financeira. Todavia, diante da situação de pressão vivenciada atualmente, muitos querem ficar na zona de conforto e outros se arriscarem em novas áreas ou até saírem empreendendo.

Esteja convicto da sua decisão

Diante de uma crise ou até mesmo fora dela, o indivíduo deve analisar o cenário e saber organizar o momento para passar pelo processo de mudança. A busca por um trabalho valorizado é uma grande motivação para começar. “Esse novo mundo reconhece, cada vez mais, o desenvolvimento de competência dos funcionários, não apenas os diplomas. Isso é, as novas habilidades exigidas pelo mercado”, analisa a gestora de carreira, Madalena Feliciano.

Então, para quem gostaria de se lançar em um novo desafio profissional, a especialista listou alguns pontos fundamentais a serem seguidos. Veja:

1) Compreender suas capacidades para saber até onde você pode ir e ousar;
2) Conhecer as suas motivações, os incômodos e quais estímulos podem te ajudar;
3) Dominar seu perfil como trabalhador, seja planejador, executor ou líder;
4) Saber se comunicar de forma eficiente com a equipe;
5) Ampliar a visão sobre o mercado e saber escolher as melhores oportunidades;
6) Desenvolver um olhar aliado à inovação e criatividade;
7) Aprender a gerar cada vez mais resultados e analisar os erros de cabeça erguida.

Para uma um novo ramo positivo, o aspirante deve olhar com afinco quais as causas de insatisfação na esfera atual. Bem como avaliar porque acredita na transição e quais as experiências adquiridas anteriormente poderão ajudar nessa fase.

Além disso, é importante pesquisar o setor de interesse, o público, os produtos, os gastos e o retorno. Considere quanto tempo poderá se sustentar se decidir renunciar ao “ganha pão” atual. Às vezes uma perda temporária se faz necessária para o planejamento do futuro.

Para Madalena, “o primeiro passo é ter a coragem de mudar, de sair do conforto e inovar. Com uma organização e um plano efetivo muitas opções podem se abrir na sua frente”. Assim, o esforço deve ser total nessa nova etapa da vida, mas um olhar apurado e humildade levam ao sucesso e mesmo se não der certo de imediato, saber se replanejar e levar o negócio adiante é essencial.

Na prática!

Antes mesmo de atuar de fato na antiga profissão, a estudante de marketing e designer de interiores, Juliana Farias, fez a escolha por mudar. “Quis fazer a troca no meu último ano de faculdade. Na verdade, eu estava indecisa e como estava no fim da graduação, terminei. Contudo, não gostei, por isso troquei. Logo depois entrei na pós de marketing e lá eu me encontrei”, comenta.

Sem nenhum plano ou estratégia, Juliana foi com “a cara e a coragem”. “Meu processo foi muito de percepção mesmo. Eu não era feliz naquela área. Todas as minhas atividades eu fazia “empurrada”, digamos assim. Então, fiquei me questionando e tentando me conhecer melhor por seis meses mais ou menos”, finaliza a estudante.

Algumas decisões da vida precisam ser tomadas com muito cuidado, ainda mais quando são sobre o futuro profissional. Escolhas como curso e faculdade são muito difíceis de serem tomadas, principalmente, diante da pressão familiar, dos amigos e do próprio mercado de trabalho.

Portanto, arrisque-se! Acompanhe também nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube! 

Já pensou em mudar de carreira?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe