No meio profissional, hoje em dia, após tantas revoluções, situações em decorrência da grande expansão e difusão do conhecimento, muitos profissionais são capacitados para vagas específicas de emprego. No entanto, nem sempre conseguem a inserção no mercado de trabalho. Veja mais nessa matéria!     

Quando se dedica tempo em uma carreira, é difícil pensar em fazer outra coisa a não ser trabalhar na sua profissão. Todavia, em tempos com tudo acontecendo muito rápido e as pessoas se apegam ao mesmo passo no qual se desapegam, o desemprego é uma situação condizente a todos, sem exceção. Ou seja, pode atingir qualquer profissional, seja em empresas de grande ou pequeno porte.                

Para quem se encontra nessa condição, a gestora de carreiras Madalena Feliciano, dá dicas para agir antes de uma entrevista de emprego. “O processo é a porta de entrada para a sua contratação. A primeira impressão fica, logo é de vital importância para a sua carreira a realização de uma boa reunião”, comenta a especialista.                              

Conheça a empresa          

Não apenas saber qual o ramo de serviço, é importante também se atentar aos valores, missões e objetivos da instituição. “Sabendo quais os seus objetivos, você poderá oferecer soluções para possíveis problemas, vendendo suas qualidades pertinentes à companhia em questão”, explica a gestora.

Se prepare emocionalmente                    

A especialista ilustra: “assim como ninguém casa buscando se divorciar, ninguém vai a uma entrevista de emprego esperando dar errado.” Segundo ela, é normal criar expectativas quanto ao sucesso dessa fase, entretanto é essencial o candidato estar preparado para um ‘sim’ ou um ‘não’. “Nessas horas, se deve sempre tentar controlar a ansiedade e euforia”, afirma.

Tenha em mente quais informações irá passar

Não adianta somente se preparar emocionalmente e na hora de responder às perguntas e discorrer sobre si mesmo se sair mal. “Antes de qualquer entrevista, veja quais informações são pertinentes sobre você e seja capaz de contribuir para a companhia. Dizer ser formado em marketing digital, quando não está buscando uma vaga nesse ramo, não será de interesse ao entrevistador. Por isso, foque nas suas qualidades de relevância para esse emprego”, explana Madalena.

Seja direto

Quando for se apresentar, não fique contornando a ponto de acabar se perdendo sobre o perguntado. “Responda de forma direta, sem rodeios, para não se prolongar além do necessário. Segundo Madalena, “quando solicitado, diga exatamente quais dados foram pedidos”.                 

Na hora da entrevista de emprego, é necessário se atentar aos detalhes, pois o entrevistador fará a devida observação. “Se planeje da maneira correta para ter as maiores chances possíveis de contratação”, finaliza Madalena.                           
  
Faça uma revisão do seu currículo                       

Outra dica essencial é atualizar o currículo. Isso porque é um documento capaz de destacar o seu processo seletivo. Segundo Carla Falcão, palestrante, é uma tarefa fundamental e exige tempo. “Por isso, organize-se e revise com dedicação. Realizar isso com pressa e ansiedade para enviar rápido fará deixar de lado informações importantes de sua carreira e certamente serão de falta no momento da seleção”, comenta.

Gostou das dicas? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais orientações e sugestões. Assista também à TV Nube: o que saber sobre entrevista on-line                            

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe