Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-ir-bem-em-uma-entrevista

Como ir bem em uma entrevista? 

Notícia | 14/04/2023

Ana Clara Lima

Desde sempre, as entrevistas de emprego são um grande desafio na vida das pessoas. Para muitos, esse é um momento marcado pela tensão e insegurança em quesitos como vestimenta, experiências, postura, diálogo, entre outros. No entanto, o devido preparo pode fazer a diferença e tornar essa ocasião mais descontraída e natural. Quando falamos sobre sobre processos seletivos, é de extrema importância levar em consideração o fit cultural da empresa e a compatibilidade com a vaga. Sendo assim, fique por dentro dos requisitos necessários para ser escolhido em meio à multidão. 

Como lidar com o atual mercado?

Hoje em dia, as exigências no ambiente corporativo são crescentes. Com um mar de pessoas com diploma, é ainda mais desafiador encontrar o diferencial de cada um. Sobretudo, manter-se atualizado sobre as demandas de uma determinada área de atuação é o primeiro passo para escolher uma direção certeira. Afinal, não existe nenhum mistério para conquistar uma colocação promissora no mercado além da dedicação e exatidão. 

Na era da tecnologia, é indispensável aproveitá-la de forma inteligente. Atualmente, é possível cadastrar-se em plataformas com vagas disponíveis, conteúdos e informações pertinentes, como é o caso do Nube. “O meio on-line pode ser utilizado como cartão profissional para quem quer voltar a trabalhar”, comenta Máyra Ferreira Candido, coordenadora de Administração da Faculdade Anhanguera. 

Com as redes sociais em alta, é interessante usá-las para se autopromover e buscar novas conexões. A partir delas, o internauta consegue acompanhar as notícias e se inteirar sobre as discussões ao redor do mundo, das quais podem ser abordadas pelo recrutador. “É importante criar o hábito de ler jornais e portais informativos, pelo menos três ou quatro vezes por semana, para estar sempre atualizado”, recomenda Máyra.

Além disso, manter um bom networking desde o início é fundamental. Seja para pessoas em busca da primeira oportunidade ou em transição de carreira, contar com uma rede de apoio é um diferencial. “É válido estabelecer uma conexão com outros profissionais da mesma área e criar uma rede de contatos, com aproximação e bom senso. Nessas horas, uma indicação pode ser a porta de entrada para um processo de contratação”, conclui a coordenadora. 

Dicas para se destacar em uma entrevista

Conforme dados divulgados pelo IBGE, o índice de desemprego, no 4º trimestre de 2022, atingiu o marco de 6 milhões de pessoas, totalizando 7,9% da população. Isso porque a taxa de rotatividade dessa faixa etária tornou-se uma preocupação constante em meio à pandemia. Por essa razão, os jovens brasileiros precisam estar cada vez mais atentos aos movimentos mercadológicos e as tendências em suas respectivas carreiras. Então, confira as dicas para de destacar em uma entrevista de emprego:

Escolha a narrativa certa: o recrutador não conhece o seu percurso de vida e é preciso ter em mente a construção de uma narrativa favorável para a sua imagem, condizente com a realidade. É interessante escolher os casos com erros de planejamento operacional ou cálculo, a fim de evitar exemplos mais profundos e graves. “O entrevistador não espera do candidato saber apontar todos os seus erros, mas momentos de fracasso podem revelar informações relevantes sobre resiliência, amadurecimento, personalidade, aprendizado e capacidade de receber feedback", comenta Guilherme Luz, CEO da Gelana.

Use o "nós" em vez do "eu": quando possível, é vantajoso contar experiências envolvendo adversidades em equipe ao invés de individuais. Utilizar o plural, como "nós pensamos assim, mas depois identificamos como estávamos errados e mudamos", minimiza a situação e mostra comprometimento em grupo.

Destaque as consequências irrelevantes: comente sobre eventos nos quais um equívoco foi encontrado, alertado e corrigido sem prejudicar o resultado final de alguma entrega. Esse tipo de conversa demonstra uma certa autonomia na identificação de falhas e, principalmente, facilidade para resolvê-las. 

Evite ser reativo: defender-se imediatamente ao citar um defeito é uma armadilha na qual muitos caem. Antes de tudo, é preciso focar no aprendizado, amadurecimento e evolução consequentes de um equívoco passado. 

Escolha cuidadosamente suas palavras: opte por palavras positivas e construtivas, como "aprendi", "percebi", "entendi", "melhorei", "corrigi" e "evolui". Por essa razão, mantenha a distância de expressões negativas ou culpabilizadas, tais como "culpa", "injustiça" ou "prejudicado". Lembre-se: essa é a grande chance de você se apresentar, portanto, ofereça o melhor de si. 

Foque no aprendizado: essa é a principal dica a ser seguida. Afinal de contas, existem milhares de indivíduos repletos de hard skills, mas para tornar-se um profissional completo, é preciso alinhá-las com as soft skills. “Explique o processo de transição do sentimento de fracasso para o aprendizado de forma objetiva e clara”, finaliza Luz. 

Torna-se evidente, portanto, a impossibilidade de cometer erros básicos durante as entrevistas de emprego, estágio ou jovem aprendiz. Seja no formato remoto ou presencial, essa é a hora de mostrar na prática as competências citadas no currículo. Logo, grande parcela dos recrutamentos possuem objetivos similares e  é viável identificar alguns questionamentos habituais e, desse modo, se preparar para eles. Com a devida atenção aos critérios avaliativos de cada organização, conquista-se um resultado ainda mais promissor!

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube auxilia os estudantes nos processos seletivos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete