Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-devem-ser-os-profissionais-pos-pandemia

Como devem ser os profissionais pós-pandemia? 

Notícia | 18/12/2020

Giovanna Cavalli

A pandemia trouxe mudanças significativas na estrutura das empresas, assim como na vida das pessoas. Nesse cenário, saber quais são as características buscadas por recrutadores pode ser uma excelente ferramenta para voltar ao mercado, ou se manter nele.

Trata-se de uma transformação generalizada

Assim como as empresas precisaram se readequar, as pessoas também necessitam. “Muitas vezes o trabalho será solitário, sendo assim, deverá entregar mais com menos recursos”, analisa a professora de gestão de pessoas e especialista em Recursos Humanos (RH), Ligia Molina, de Campinas (SP).

Para ela, o mercado também procura indivíduos capazes de administrar bem o tempo e sejam engajados com os desafios institucionais. Bem como, deem ideias e encontrem novas formas de fazer atividades, buscando sempre inovação e redução de custos. “As companhias buscam profissionais com um olhar de futuro”, pontua a especialista.

Segundo Ligia, a educação continuada será imprescindível no mercado pós-pandemia. A busca por novas informações e a especialização de acordo com as necessidades do mercado é fundamental para essa nova fase. “Saber implementar e, sobretudo, como trazer esse conhecimento para dentro da companhia será o diferencial”, complementa.

Nesse sentido, a analista de sistemas, Juliana Bini, se atentou a essa preocupação e não perdeu tempo. “Quis aproveitar da situação da pandemia, pois estou em casa e tenho mais chance de me dedicar a isso. Também, porque muita coisa foi reinventada nesse período, então preciso me encaixar nessa realidade e estar pronta pelo menos tecnicamente para encarar essa fase”, analisa.

O RH é muito importante nesse processo

Os trabalhadores do setor de Recursos Humanos (RH) também tiveram de adequar todas as funções para um ambiente totalmente digital. “Desde o início da quarentena esses indivíduos fizeram todo esforço possível para ajudar a equipe a se manter engajada e apoiar os líderes. Em geral, todo o grupo está se esforçando muito para se manter presente diante do home office”, expõe Ligia.

A partir da quebra desse paradigma organizacional, um novo olhar à gestão de pessoal foi criado. Diante disso, essa área deve atentar-se no recente estudo de viabilidade, orientando e subsidiando seus decisores para um “novo normal” nas relações de trabalho e na condução do time.

Por isso, é essencial ter resiliência. O dirigente precisa ter ampla visão para conquistar também uma equipe empática. Muito além de cobrar, é necessário ter a sensibilidade de entender as limitações de cada um. Afinal, são seres humanos.

Esse novo modelo laboral pode ser benéfico tanto para as corporações quanto para os contratados. Veja só: hoje, se pode fazer entrevistas, avaliar, contratar e desenvolver indivíduos de todo o mundo, de maneira igualmente assertiva e humanizada, assim como era “à moda antiga”. Dessa forma, cada vez mais as análises preditivas e os algoritmos, atrelados à, ainda indispensável, capacidade cognitiva humana, funcionarão como um direcionador de eficiência institucional e de felicidade e realização de carreira para os trabalhadores.

O primordial é dar o primeiro passo para se reinventar. Por isso, explore as oportunidades e mantenha-se sempre atento e informado. Então, fique atento aos gatilhos desse tempo. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com opiniões de especialistas. Vamos nos adaptar a essa nova realidade juntos. Veja também o Conexão Ilimitada, da TV Nube: como se preparar para ocupar os cargos de 2021.

Como você está se preparando para o futuro? 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete