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5 habilidades vitais para os profissionais de comunicação 

Notícia | 17/02/2021

Gabriela Vasconcelos

A área da comunicação tem passado por constantes mudanças para conseguir acompanhar a transformação digital e atender às necessidades do mercado. Com isso, os profissionais estão aprendendo a desenvolver competências novas e aprimorar as já dominadas, como, por exemplo, a capacidade de ler cenários e manter-se atualizado.

 

Na visão de Jéssica Souza, especialista em RH, do Rio de Janeiro (RJ), esse setor é decisivo no sucesso das corporações. “A consequência das falhas de interlocução acarreta conflitos os quais impactam o desempenho pessoal e a produtividade das equipes, bem como a imagem externa da empresa. Por isso, é preciso contar com pessoas competentes no ramo”, ressalta.

 

Estratégias

 

É responsabilidade dos comunicadores entregar uma mensagem transparente e eficiente, a qual gere conexão com o público e leve para o ambiente digital toda a cultura organizacional praticada no dia a dia das corporações. Para atingir esse objetivo, é necessária uma tática para utilizar o tom de voz correto, por meio da ferramenta certa com foco no público-alvo desejado.

 

“O ano de 2021 nos trará novos desafios e, para enfrentá-los, precisamos estudar as mudanças de comportamento da sociedade e entender: cada mensagem a ser passada é singular, portanto, cada tipo de conteúdo precisa abordar uma estratégia de divulgação diferente”, ressalta Flavia Sobral, diretora da aboutCOM.

 

Uma pesquisa da consultoria Gartner apontou: 46% dos líderes do ramo consideram a sobrecarga de informações do público um grande desafio, portanto, uma fala eficaz e sem ruídos nunca foi tão importante como nos dias de hoje. Para abordar essas mudanças, Flavia traz cinco habilidades vitais para os profissionais da área em 2021.

 

  1. Construir relacionamentos autênticos

 

Um bom profissional tem a aptidão de se relacionar em sua essência, de iniciar uma conversa com empatia, se colocando no lugar do receptor da mensagem. Com a crise de 2020, causada pela pandemia do novo coronavírus, houve uma grande necessidade de conexão por meio de conexões autênticas, sem filtros, fazendo o entendimento do comportamento humano superar a compreensão do algoritmo das redes sociais, por exemplo. Portanto, compreender pessoas e se relacionar genuinamente com elas, é o primeiro passo para quem quer ter sucesso no setor.

 

  1. Utilizar uma linguagem humana

 

Existem seres humanos antes das plataformas, então o conteúdo a ser desenvolvido deve ser sincero e focado em gente. A linguagem precisa ter o objetivo de traduzir a mensagem das corporações ao mercado, mas de uma maneira descomplicada e capaz de ajudar qualquer leitor a entender o assunto. Por exemplo, se o seu cliente trabalha com tecnologia e aborda assuntos voltados para inteligência artificial, é fundamental explicar a funcionalidade dessa solução, onde é aplicada e ilustrar: muitas vezes, é algo o qual já faz parte da vida - o Google Maps está aí para provar isto. 

 

  1. Exercitar a criatividade 

 

A criatividade não é só importante para a elaboração de posts nas redes sociais, mas também para responder e-mails, contribuir com ideias no dia a dia de trabalho e até para resolver problemas mais sérios, como crises de clientes. Para desenvolvê-la, é preciso exercitar a espontaneidade e consumir conteúdos diversos, os quais ampliem a imaginação.

 

  1. Transformar dados em insights

 

Os dados podem ser expressos por meio de palavras, imagens, figuras e, claro, números. Eles são os indicadores mais poderosos atualmente. Portanto, os especialistas devem buscar cada vez mais equilibrar as análises quantitativas e qualitativas e se tornarem cientistas de dados para sustentar suas campanhas, fazer otimizações e garantir melhorias nos seus resultados. Além disso, as bases são um ótimo caminho para o combate às tão temidas fake news.

 

  1. Aplicar a comunicação integrada

 

Essa é uma habilidade fundamental, pois muitas vezes o profissional da área precisa entregar a mesma comunicação em plataformas diferentes. O conceito se refere a comunicar as mensagens-chave da corporação, para os seus públicos de interesse em todas as etapas do funil de influências, desde o aprendizado e descoberta; passando pelo reconhecimento do problema e consideração da solução; para finalmente chegar à decisão de compra. Trabalhar com uma estratégia para cada ferramenta e grupo alvo será determinante no sucesso do trabalho do profissional de comunicação.

 

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