Saber enfrentar as adversidades trazidas por uma crise é um grande desafio para líderes de negócios de todos os setores. Afinal, como é possível obter assertividade, garantir uma boa receita e a estabilidade das estratégias em momentos de imprevisibilidade? Veja algumas dicas a seguir!
                                                                          
Segundo Cristiana Maranhão, presidente da Suse para a América Latina, dentre as diversas mudanças provocadas ou aceleradas pela pandemia, está a das lideranças corporativas. “É uma transformação já em curso e vai ganhar velocidade, acompanhando os novos hábitos e perfis dos consumidores”, comenta.
                                                                          
Na verdade, uma será consequência da outra. “Isso porque os clientes estarão interessados não apenas em produtos e serviços, mas no propósito e nos valores das companhias das quais consomem. Nesse novo mundo, os valores guiam nossas decisões e vão direcionar as entidades. Seus resultados vão variar de acordo com as diferentes visões de mundo”, explica a especialista.
                                                                          
De acordo com Milton Jaworski, fundador da Jaworski Consultoria Empresarial, um dos grandes mantras de empreendedores ao redor do mundo é justamente sobre os períodos mais tensos e como eles trazem também as oportunidades. “Isso pode soar otimista, mas carrega verdade. Muitas empresas aparentam estar em crise, mas apenas carecem de organização e planejamento estratégico para superar essa fase e voltarem a viver etapas mais tranquilas”, defende.

Medidas simples podem resultar no bom resultado, independentemente do quadro econômico. “Entretanto, nem todo empresário está apto a identificar as chances e riscos envoltos ao seu negócio. Em geral, as consultorias financeiras são fundamentais nesse processo, identificando melhorias”, comenta Jaworski.

Pensando nisso, o consultor listou alguns pontos importantes para esse processo:

Seja ágil e efetivo

Agilidade na etapa produtiva, em geral, resulta em mais rendimento. Ou seja, sua capacidade estará otimizada conforme a demanda, reduzindo custos, garantindo um bom atendimento. As experiências de compra – cumprimento de prazos, qualidade do produto e do pós-atendimento – determinam a possibilidade de fidelizar um cliente ou não. Ou seja, essa efetividade precisa ser frequente, mas ganha ainda mais importância em momentos mais difíceis.

Crie diferenciais

Como fazer o público lembrar de sua marca? Um serviço diferente, suporte cuidadoso, novidades lançadas, forma de comunicação, entre outros aspectos podem significar o diferencial em um mercado competitivo. Esse destaque exclusivo é determinante para tomar decisões.

Use as ferramentas adequadas

Sua empresa conta com um sistema de gestão? Implantou um CRM? Tem as informações para facilitar o contato com as pessoas? Para cada uma dessas perguntas, existem ferramentas específicas para serem usadas pelos departamentos.

Implante estratégias de crescimento

Em momentos de maior instabilidade, são abertas novas portas para setores os quais vão na contramão da maioria e aumentam os seus resultados. Sua instituição pode ingressar nesse mercado específico? Em período de curto, médio e longo prazos, quais serão os investimentos feitos a fim de garantir um funcionamento saudável? Respostas para essas questões são, por vezes, difíceis. Por esse motivo, o frescor de uma consultoria pode auxiliar a identificar essas oportunidades e os riscos existentes.

Investir durante a crise? Pode dar certo! Está preparado?

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