Era para ser uma quarentena rápida, porém, meses se passaram e muitas pessoas estão cansadas de ouvir e falar sobre pandemia, coronavírus e isolamento social. Com esse cenário estendido, a saúde mental é abalada de diferentes formas. Assim, a “conta emocional” começa a chegar.

Sabrina Amaral, psicóloga e hipnoterapeuta da Epopéia Desenvolvimento Humano, relata como quem nunca fez terapias funcionais está em um estado de apatia, angústia, congelamento e não têm energia para sair da cama algumas vezes. “Com isso, podem desenvolver sintomas de déficit de atenção, insônia, problema de memória, irritabilidade fora do normal e distúrbios de apetite”, conta.

Em um mundo instável onde muitas expectativas foram alteradas e sonhos replanejados, pode ser difícil se encontrar. Por isso, a especialista elencou cinco estratégias para lidar com os desafios trazidos por essa nova realidade.  

1) Aproprie-se de quem você é

Esse é um caminho de protagonismo, de “sair do armário” e assumir-se por inteiro. Suas diferenças te tornam especial. “Gosto muito da frase do Oscar Wilde: ‘seja você mesmo, todos os outros já existem’. Em um primeiro momento, pode parecer uma frase clichê de autoajuda, mas ela é muito verdadeira”, expõe.

Um exemplo disso é o caso do advogado David Boies. Ele venceu um processo milionário contra a Microsoft. Ele é disléxico e usou essa circunstância para construir um discurso simples, conciso e ganhou o júri. Aproveitar-se de suas características tem a ver com auto responsabilidade e essa, por sua vez, é a habilidade para responder às coisas prontamente.

2) Analise-se para se conhecer melhor

Sócrates dizia como uma vida não analisada não merece ser vivida. O autoconhecimento te fortalece, então coloque sua atenção em suas escolhas e ações. Crie o hábito de perguntar-se: “o que estou fazendo hoje, tem congruência com meus desejos para o futuro?”. “Olhe para o momento presente, tome clareza da distância sem o crivo do julgamento de extremos e escolha o novo normal o qual você quer construir”, orienta.

Ana Faria, estagiária de administração em Ribeirão Preto, fala sobre como saber quais são seus pontos fortes, gostos e fraquezas é um diferencial para ter uma trajetória de sucesso. “Se eu não sei traçar objetivos, nem sei quais são minhas vontades e sonhos, eu provavelmente vou ficar estagnada”, comenta.

Para a universitária, é imprescindível aproveitar oportunidades contínuas para se questionar sobre os próximos passos de sua caminhada. “Os planos podem mudar durante o caminho, mas desistir não faz muito sentido para mim”, compartilha.

3) Assuma o controle

Essa dica tem a ver com ação, com escolher tomar partido àquilo em seu controle. Isso é um antídoto para a sensação de angústia, de travamento ou impotência. “Boa parte das pessoas não se movimenta porque vive no futuro ou fica presa aos julgamentos dos outros e em projeções negativas”, comenta. Está com receio de ser demitido, por exemplo? Veja quais decisões tomar, como se atualizar, fazer um curso, pedir feedbacks, melhorar seu networking, trabalhar sua marca pessoal, etc. Isso vai te trazer tranquilidade, segurança e harmonia.

4) Arrisque-se em suas crenças

Você precisa estar disposto a fazer coisas diferentes, ter a coragem para experienciar essa nova possibilidade, ter frio na barriga. Fazer a mesma coisa sempre e esperar um resultado diferente é loucura, então é importante usar toda a sua potencialidade para construir essa vida almejada.

Para Sabrina é importante destacar como as pessoas precisam parar de querer se ajustarem o tempo todo. “Na terapia, fazemos isso por meio de duas frentes: a ressignificação e a psicoeducação, ensinando o paciente a reagir diferente mediante a algum fato e desenvolver novas estratégias emocionais para lidar com ele”, finaliza.

Veja algumas orientações para enfrentar momentos de crise. Já está seguindo as dicas?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe