Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-esta-preparado-para-o-futuro-do-mercado-de-trabalho

Você está preparado para o futuro do mercado de trabalho? 

Notícia | 17/09/2020

Giovanna Cavalli

A pandemia do Covid-19 derrubou algumas barreiras antes vistas com certo preconceito e isso abriu novas oportunidades de trabalho. Contudo, existem grandes dúvidas dentre a sociedade: o que esperar do “novo normal”? Quais habilidades devem surgir? Como os gestores e as empresas contribuirão nesse recente cenário? Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Estamos vivendo a era da renovação

Anualmente, o Fórum Econômico Mundial divulga o relatório “The Future of Jobs Report” sobre as tendências do mercado de trabalho. O documento é feito por executivos e pesquisadores de todo o mundo, os quais discutem sobre o futuro do trabalho. Assim, cria-se conteúdo de qualidade e relevância. Isso inclui uma lista de dez competências necessárias para o profissional de sucesso.

Para o autor do livro "A Cauda Longa", Chris Anderson, “não estamos em uma era de mudança, mas em uma renovação de era". Praticamente tudo à nossa volta está sofrendo impactos dessa transformação e, o coronavírus, a um custo muito alto, está sendo um catalisador desse processo.

Por isso, é preciso olhar a lista das top dez habilidades indicadas pelo Fórum com os olhos pós-crise. Veja:

Pensamento analítico e inovação - dadas as circunstâncias de incerteza, o mundo vai destacar profissionais com a aptidão de analisar situações desafiadoras, apontar inovações, enxergar sua essência, dividi-lo em partes e elaborar uma solução de impacto.

Aprendizagem ativa e estratégica - aproveite o benefício da informação na Internet e não se acomode. Nunca se vence novas batalhas com antigas estratégias e armas.

Criatividade, originalidade e iniciativas - a combinação e sequência dessas três palavras orienta claramente o esperado como resultado: inovação.

Design e Programação de Tecnologia - atualmente, praticamente tudo está acessível por meio de aplicativos. Como humanos estamos dependentes da tecnologia. Em vista disso, os programadores são os mais procurados e bem remunerados. Por isso, investir no setor é sinônimo de sucesso.

Pensamento crítico e análise - como as ideias revolucionárias como Uber e Airbnb surgem? Essas empresas são disruptivas, pois impactam em políticas, economia e sociedade, mudando comportamentos culturais, e só existem porque um dia alguém se levantou e questionou o modelo atual com o famoso "por quê?".

Solução de problemas complexos - a capacidade de resolver problemas sempre foi uma habilidade bem-vinda nas corporações. Isso é um processo altamente cognitivo e requer a identificação do objetivo e a coordenação de esforços rumo à sua conclusão.

Liderança e influência social - a "nova" liderança deverá ganhar uma conotação menos técnica e mais comportamental, exigindo não só a condução a um objetivo, mas a influência para a tomada de decisões corretas, sustentáveis e visando o coletivo.

Inteligência emocional - saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois facilita consistência e liderança.

Raciocínio, resolução de problemas e ideação - o mercado buscará indivíduos pró-ativos, os quais não terceirizem seus serviços e com raciocínio para refletir e questionar mais.

Análise e avaliação de sistemas - analisar as fronteiras de um sistema é primordial. Assim, fica mais fácil dar uma opinião concreta e inteligente sobre seu desempenho.

Por isso, “diante de tantas mudanças impulsionadas pela tecnologia, novas profissões, automações, entre outros, se uma companhia não consegue realizar uma transformação simples – como o home-office –, como ela vai se preparar para o futuro e para a inovação?”, analisa a Gerente Relações Trabalhistas e Sindicais da Votorantim Cimentos, Meire Corrêa Fontes.

Portanto, o primordial é dar o primeiro passo para se reinventar. Para isso, explore as oportunidades e mantenha-se sempre atento e informado. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Como você tem visto as mudanças no mercado de trabalho?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete