Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-caminhos-para-ter-uma-renda-extra-na-crise

6 caminhos para ter uma renda extra na crise 

Notícia | 28/05/2020

Gabriela Vasconcelos

Com a crise gerada em função da Covid-19, muitos brasileiros estão com problemas financeiros e precisando de novas fontes de dinheiro para suportar as contas do mês. O grande problema é como conseguir esses valores em um período de quarentena. Entretanto, algumas dicas são úteis.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos, é preciso planejamento nessa hora. "Parece difícil, pois a crise está horrível, mas é possível ter renda extra na crise. Um ganho a mais pode ajudar a passar por esse momento com mais segurança financeira e facilitar a conquista dos sonhos", analisa.

Veja alguns pontos listados por Domingos para quem busca valores extras:

1 - A primeira ação não é necessariamente um trabalho, mas a preparação, reduzindo os gastos e conseguindo uma folga no orçamento. Como costumo lembrar, na maioria dos cálculos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros.

2 - Venda objetos os quais não usa mais. Faça uma faxina em casa, procure por roupas em bom estado, eletroeletrônicos funcionando, jogos, sapatos e outros produtos. Essa é hora de repassar isso para frente. Existem muitos sites especializados em fazer esse intermédio e todo fôlego no caixa é necessário.

2 - Para trazer receita, é válido considerar atividades pontuais, principalmente de entregas, para quem tem carteira de habilitação de moto, ou mesmo de carro. Aplicativos de delivery estão em alta.

3 - Há também pessoas desenvolvendo produtos ou mesmo utilizando o network para realizar vendas. A produção das máscaras de proteção está em alta. Grandes magazines estão cadastrando para esse tipo de venda. Outro exemplo pode ser o comércio de doces e alimentos no condomínio ou na região.

4 - Para quem não faz parte dos grupos de risco e pode sair de casa, estão surgindo vagas em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas as quais continuam com portas abertas, mas é preciso cuidado com a proteção nessa hora.

5 - Por outro lado, quem preferir seguir em sua área de atuação, um caminho é passar a oferecer serviços on-line, como de consultoria, aulas e freelancers, por exemplo. Assim, além do retorno financeiro, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Quem tem habilidades específicas, como cozinhar, pode fazer disso, agora, um hobby com geração de renda.

Educação financeira

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), 70% das meninas e meninos com acesso ao assunto nas instituições de ensino começaram a ajudar os parentes nas compras. Além disso, 98% passaram a tratar do tópico em casa, durante as refeições. Esse é um saber o qual pode auxiliar em momentos de crise. 

Já as porcentagens dos pesquisados sem acesso à matéria são bem diferentes: nenhuma delas participa de qualquer assunto relacionado às despesas familiares; quase metade pede tudo para o pai e a mãe quando os acompanham às compras nas lojas ou supermercados.

Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba (PR), Hélio Martins, quanto mais cedo houver consciência do valor dos recursos, melhor. ‘‘Por meio de uma pedagogia do capital, a criança vai entender melhor quando os responsáveis negarem algo de valor, por exemplo’’, afirma. ‘‘Além disso, teremos indivíduos mais conscientes monetária e administrativamente falando. Eles vão comandar empresas, investir em negócios e tornar nossa cidade, estado e país em lugar com cidadãos controlados e conscientes’’, conclui.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete