Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-lidar-com-o-isolamento-social

Dicas para lidar com o isolamento social 

Notícia | 24/04/2020

Gabriela Vasconcelos

O isolamento necessário para conter pandemia do novo coronavírus está trazendo à tona nossos maiores temores. Como vai ficar o trabalho, a questão financeira, as relações sociais e familiares são perguntas presentes nesse imaginário. As principais consequências são um aumento de ansiedade e da depressão, duas doenças consideradas os males da atualidade. Como lidar com esse quadro? Separamos algumas explicações e dicas para ajudar.

Para quem entrou no regime de home office, as palavras de ordem são: foco e disciplina. Contudo, nesse momento é difícil manter-se centrado. “Por diversos fatores, como a possibilidade de recessão, os filhos em casa por causa das escolas fechadas e o próprio confinamento. Tudo isso interfere na performance laboral”, explica Luciana Santana, psicóloga em Goiânia (GO).

O medo nos adoece

Portanto, uma grande ameaça, depois do próprio vírus, é o medo. Ele provoca reações físicas as quais diminuem a nossa imunidade e nos deixam em constante estado de alerta, ou seja, em estresse. A primeira dica, então, é rever essa questão do pavor. Apesar de haver muita incerteza, é preciso lembrar: o receio também nos impede de achar soluções e agir de forma assertiva

Mantenha uma rotina

É relevante não ficar muito tempo à toa, pois isso dá mais espaço para preocupações. “Faça exercícios, converse com pessoas amadas, mesmo à distância. Tenha projetos, planos e objetivos, mesmo sendo  para depois da pandemia. Não espere ter certezas, se eles darão certo ou não, ou se vão ser aceitos, apenas faça o possível no momento”, orienta Sergio Bastos Jr., especialista em microfisioterapia

Nosso dia a dia é pautado no calendário. Quantas vezes sentimos um frio na barriga porque algo “está chegando”. A única forma de não se deixar assolar por ele é viver o hoje. “Então, chegou o momento de esquecer um pouco dos dias marcados, sábado e domingo são dias como qualquer outro, pois estaremos em casa”, continua Bastos.

Atividades virtuais

A tecnologia auxilia na manutenção de uma rotina prazerosa e saudável dentro do lar. Já pensou em visitar um museu sem sair de casa, por exemplo? Ampliar a sua cultura vai te ajudar a crescer na carreira e evoluir na vida profissional. Por meio do Google Arts &  Culture é possível fazer um tour on-line por mais de 3 mil espaços de arte de centenas de países. Alguns deles são o Museu do Vaticano, a Galeria de Arte em Washington, o Museu Metropolitano de Nova Iorque, o Museu Casa de Portinari em SP e o Museu do Louvre.

Outros tipos de aprendizagem também podem ser realizadas à distância. O Método Supera liberou jogos para o cérebro. A rede de escolas é especializada em ginástica da mente e promove exercícios divertidos e desafiadores.  O recurso foi desenvolvido por neurocientistas internacionais da Scientific Brain Training, na França. Pode-se escolher as atividades por habilidade cognitiva, acompanhar seu progresso e compará-lo com o de outros praticantes da mesma faixa etária.

Agora, se você estiver a fim de movimentar o corpo, o BTFIT é uma plataforma desenvolvida pela Bodytech Company e oferece aulas coletivas gratuitas todos os dias, de dança a treinos abdominais. A iniciativa busca usar a tecnologia em favor das pessoas, levando-as a praticar exercício respeitando seus limites e condicionamento físico, e independentemente de possuírem equipamentos à disposição. Presente na versão web e em aplicativos para celulares e tablets, com um design moderno e intuitivo.

Aproveite as dicas e viva o hoje. Do amanhã nada sabemos e do ontem só podemos trazer aprendizados. É preciso ser grato por estar vivo, por poder contribuir com esse momento de tantas transformações. Não esqueça: se precisar de ajuda, conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete