Em meio aos diversos grupos impactados pela pandemia do coronavírus no país, há um em particular ainda mais prejudicado diante do avanço da doença: o de desempregados. Quem almeja uma vaga de estágio, de aprendiz ou como efetivo, precisa gerenciar as emoções para não ficar tenso. Afinal, existem muitas possibilidades de atuação, mesmo em situações de crise.
                                                                
Gisele Maiara, de 28 anos, está sem ocupação há algum tempo. A administradora de empresas teme por quantos dias ou meses levará para conseguir uma nova recolocação. "Como a recomendação é para evitar aglomerações, penso ser mais difícil conseguir uma nova colocação", afirma. "Os colaboradores já estão de home office e acho difícil as empresas realizarem novas entrevistas e contratações nas próximas semanas", acrescenta.
                                                                
Passos para se posicionar                                                                 
                                                                
Para Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, a busca por posicionamento não é tão simples, porém também não é impossível. “É necessário planejamento e preparo em suas ações e construções de novas oportunidades”, comenta.
                                                                
Assim, o especialista citou sete passos importantes para ter êxito na busca:
                                                                                                                                  
1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento e faça networking. É essencial lembrar: esse recurso não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado.
                                                                                                                                  
2. Defina a estratégia para desenvolver sua auto apresentação de forma transparente, segura e, com isso, demonstrar preparo.
                                                                                                                                  
3. Crie interesse por parte do entrevistador por meio de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação escrita e verbal, apresentando seus objetivos e potenciais.                                                                 
                                                                
4. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quantos os demais itens: demonstra autoestima e amor próprio.
                                                                
5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado;
                                                                
6. Conheça as empresas com maior compatibilidade com seus interesses para buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação.
                                                                
7. Tenha transparência e autenticidade, porque esses pontos atraem as companhias. Não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.
                                                                
Siga as orientações para promover a assertividade em toda a sua jornada. Veja mais dicas para processos seletivos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe