Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-relevancia-da-lideranca-humanizada-e-coerente

A relevância da liderança humanizada e coerente 

Notícia | 07/04/2020

Gabriela Vasconcelos

Gestor, você é empático com seus colaboradores? Segundo pesquisa do livro Trust Factor quando os funcionários acreditam nos líderes, eles têm mais energia para se dedicarem ao trabalho. Dessa maneira, conseguir a confiança dos geridos torna-se primordial também para a produtividade das companhias.

Para de Gisela Fernandes, consultora de RH, um gerente ideal deve deixar o ego de lado. “Precisa interagir e verdadeiramente levar em conta a opinião dos demais, dar autonomia aos outros nas competências as quais não domina, sem manter tudo preso a ele”, explica a especialista. 

Na visão de Adriana Satiro, psicóloga em São José dos Campos (SP), a relação entre supervisor e subordinados faz toda a diferença no êxito das empresas. “Vale conhecer bem as pessoas envolvidas no processo e ter interesse real por elas. Aqui o importante será proximidade, não intimidade”, explica.

Outro ponto relevante é a coerência entre a fala e as ações. “A maioria dos indivíduos apreende o mundo por modelagem, ou seja, seguindo modelos. Isso, se for bem aproveitado por um orientador coerente, tende ao sucesso do processo”, ressalta a especialista. 

Como aperfeiçoar tais características?

A fim de enfatizar as aptidões, é necessário ter empenho e persistência. Além disso, o conhecimento sobre a organização é crucial. É preciso saber ser líder de si mesmo e também valorizar o coletivo. O responsável precisa ter uma visão ampla, a qual possibilite implantar uma gestão sistêmica. Além de cobrar resultados, é necessário ter a sensibilidade de entender os limites de cada indivíduo.

 “O gestor, especificamente, precisará estudar todo o organograma do empreendimento, conhecer as funções, sobretudo as rotinas e tarefas de sua equipe”, finaliza Adriana. 

Conte com o Nube e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete