Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
inspire-com-um-perfil-ativo-de-lideranca

Inspire com um perfil ativo de liderança 

Notícia | 20/03/2023

Pedro Fagundes

Como você costuma enxergar a figura do chefe no cotidiano laboral? Por exercerem uma função pautada na entrega de resultados indiretos, não raramente, os líderes são julgados como personagens incisivos e, até mesmo, desagradáveis. No entanto, apesar de contarem com essa constante impressão, atrelada à cobrança, sua postura rotineira é capaz de abrir discursos e pluralizar o seu retrato. Um bom gestor tem o poder de servir como espelho e influenciar carreiras. Logo, quando trata-se de estágio ou aprendizagem, sua figura é amplificada. Lidar com as primeiras experiências institucionais de um estudante abre alas para criação de vínculos e responsabilidades. Quer descobrir os diferenciais de um bom comandante? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Relacionamento entre liderança e equipe

Perante um cotidiano pautado por demandas, as desavenças entre gerência e funcionários provam-se inevitavelmente comuns ao dia a dia. Por isso, cabe às partes decidirem a melhor maneira de vencer o revés e progredir enquanto conjunto. De acordo com um levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o qual contou com 27.361 estudantes, 79,79% afirmam sempre procurar uma solução aprazível, a fim de manter um clima favorável com seus superiores. Essa predisposição expressa respeito por parte dos encarregados. Logo, o simples gesto de fugir de indisposições, revela como o esforço de garantir um relacionamento institucional saudável está, na verdade, nas mãos da chefia.

Com base nos números, fica visível a disposição dos ingressantes em progredir tecnicamente e potencializar os resultados de sua carreira. O primeiro passo é importantíssimo para arar o terreno, deixar boas impressões e alavancar profissionalmente. Logo, essa resposta não é nada mais, além de esperada. Todavia, sem o auxílio dos líderes, a construção de um nó duradouro é – consideravelmente – inviabilizada. O contemporâneo exige das companhias novos tratos e preocupações. Atrair um talento, a partir de uma remuneração chamativa e benefícios complementares, é a parte mais simples. O revés reside na sua retenção. “Eles querem autonomia, um fit pessoal, com o propósito da companhia, e a clareza sobre sua jornada”, explica a sócia da Exec, Thais Pegoraro.

 

Vantagens de uma gestão humanizada

Amolecer a rígida estrutura relacional entre as hierarquias de uma instituição tende, apenas, a somar ao expediente. Desmistificar contatos e aproximar correspondentes, além de fomentar o entrelaçamento de vínculos, potencializa a comunicação. Todavia, atingir esse objetivo exige uma certa “dança das cadeiras”. Conforme a especialista em gestão de talentos, Karen Julliet, para criar uma cultura laboral de sucesso, é necessário contar com um esforço ativo, por parte dos gestores. “Com isso, a equipe poderá impulsionar a companhia para frente. Os regentes devem promover ações, a fim de aprimorar a aptidão dos associados. Assim, ganha-se em produtividade, engajamento e, claro, faturamento”, ressalta.

Com a evolução de um ecossistema empregatício positivo, cada parte da engrenagem começa a rodar de maneira mais natural. Quem opera feliz e confortável, é capaz de entregar mais com menos esforço. Já quem exerce seu ofício repleto de estresse e tédio, gastará muita energia para atingir pequenos feitos. Essa virada de chave está na mão dos supervisores. “Quanto mais engessado o formato escolhido, menos atrativo é para a liderança. Caso a referência esteja muito perto, o teto for baixo e a estrutura inchada, engessada e burocratizada, o dirigente perde seu poder de manobra e convencimento. As pessoas querem ter opção”, aponta a sócia da EXEC.

 

Qual o perfil do líder do futuro?

A animação de um time pode fazer toda a diferença dentro de uma jornada de trabalho. Logo, os diferentes tipos de conduta são uma pauta frequente no universo ocupacional. Existem maneiras distintas, direcionadas por características diversas, responsáveis por formar um ocupacional capacitado para controlar afazeres, prazos e pessoas. No entanto, uma das vertentes mais debatidas nos últimos anos é a inspiração. A partir dela, pode-se construir grandes esquadrões, unidos por um senso de determinação e competência. A capacidade de se portar à frente dos demais, como um exemplo a ser seguido, não é fácil. A iconografia do indivíduo torna-o impossibilitado de falhas. Logo, qualquer deslize compromete sua auréola e confiança.

Um indivíduo apta a entusiasmar os demais, traz consigo uma série de vantagens. O compartilhamento dessa energia combate uma tendência de insatisfação geral dos funcionários com seus cargos, retratada por uma pesquisa do Nube. De acordo com o agente de integração, 39,21% (10.911) dos entrevistados, seguiriam outros caminhos institucionais, caso encontrassem uma proposta animadora. Já 14,32% (3.985), retificam seu descontentamento com a posição exercida e mal conseguem enxergar perspectiva para o seu futuro. A eles, falta o sentimento de valorização. “O indivíduo exige o reconhecimento de seus papéis. Cada vez mais, essa premissa torna-se inegociável. Caso esse propósito não case com suas convicções pessoais, troca-se de emprego”, esclarece Thais.

Para a especialista em gestão de talentos, guiar de forma cativante energiza e empodera quem está a sua volta. A partir disso, cria-se um senso de propósito, com impulso para orquestrar transformações. Todavia, isso não é possível sem a disponibilização de algumas medidas de zelo ao trabalhador, como:

- Flexibilizar o formato da labuta

- Garantir autonomia à atuação

- Reconhecer suas conquistas

- Apresentar desafios à jornada

- Investir em sua constante transformação

Cada item disposto na lista, finita, porém em mutação constante – síncrona ao mercado – carece de uma atuação íntima do comandante. Ao final do dia, são seus atos e palavras quem montam o set para o espetáculo. “O orientador tem, em suas atitudes, a capacidade de proporcionar um fascínio por meio de uma visão clara de futuro. Dessa maneira, ele  garante o alcance de um objetivo organizacional em comum”, finaliza Karen.

 

Gostou das indicações? Então, compreenda as demandas inerentes ao contemporâneo, adeque sua atuação enquanto líder e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para promover o bem-estar das equipes e impulsionar a rotina do seu negócio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube preza pelo bem-estar e acompanha sua liderança até o sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete