Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pessoas-criativas-tem-mais-chances-de-se-tornarem-bem-sucedidas

Pessoas criativas têm mais chances de se tornarem bem sucedidas 

Notícia | 24/02/2020

Gabriela Vasconcelos

A palavra criatividade significa qualidade ou característica do indivíduo ou objeto o qual é criativo. É inventividade, inteligência e talento natos ou adquiridos para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, científico, desportivo, entre outros. Trata-se de uma personalidade e pode ser desenvolvida por todas as pessoas ao longo da vida. 

O atributo leva a pensar saídas, resolver problemas, criar alternativas, percorrer estradas diferentes, produzir novos projetos. Na área profissional, pode representar o diferencial de sucesso. Por isso, a habilidade tem sido cada vez mais requisitada em processos seletivos. 

Na visão de Viviane Nunes, especialista em customer experience na ADP, com filiais em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), a competência é essencial para todos. “No ambiente corporativo, ela leva por caminhos nunca antes traçados, com soluções simples e sucesso garantido”, afirma.

E se eu não for criativo?

Muita gente costuma afirmar isso, mas a competência está em todos. “É preciso acordá-la. Alguns cursos podem ajudar, como o design thinking”, explica Viviane. Contudo, ela ressalta a eficiência de outras atividades para o processo. Veja algumas dicas: 

  • Estar atento às novidades da área, por meio de vídeos, livros e encontros com colegas;
  • Fazer o mesmo com assuntos totalmente diferentes do seu ramo, pois isso amplia o repertório;
  • Realizar e consumir coisas inéditas para você;
  • Desenhar mapas mentais para ajudar a estruturar as ideias;
  • Ouvir atentamente;
  • Ser curioso e perguntar tudo;
  • Ousar e não ter medo da exposição;
  • Apreciar o aprimoramento das suas ideias por parte de terceiros, pois isso também faz parte do fluxo.

Educação direcionada

Assim, instituições de ensino já direcionam matérias para auxiliar nesse sentido. Para o economista e professor Luiz Alberto Machado, “assim como no desenvolvimento de outras habilidades e competências, algumas crianças tendem a ter mais facilidade para despertar a criatividade no âmbito escolar. Por isso, é fundamental o papel do educador no estímulo do pensamento engenhoso em todos os alunos, ajudando os escolares a aperfeiçoar desde pequenos essa importante habilidade”, explica.

Aproveite os cursos gratuitos do Nube para se desenvolver!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete