Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
criatividade-o-que-e-como-desenvolver

Criatividade: o que é? Como desenvolver?  

Notícia | 22/04/2024

Larissa Almeida

A capacidade criativa é um destaque no mercado de trabalho. Isso porque as empresas buscam, constantemente, maneiras de inovar e se destacar em seu segmento. Esse quesito só é possível com uma equipe inovadora. Logo, quem tem essa qualidade presente no perfil, tende a chamar a atenção dos recrutadores. Então veja, nesta matéria, maneiras de desenvolvê-la. 

O que é a criatividade? 

Em suma, a criatividade é a habilidade de criar, inovar e produzir conceitos originais. A aplicação da competência consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de maneira nova ou diferente do habitual. Isso, com a intenção de satisfazer um propósito e, geralmente, uma necessidade pessoal ou da sociedade. Por meio dela, é possível cumprir os desejos de forma mais rápida, fácil, eficiente e econômica.

Sendo assim, esse elemento atinge outros locais e não apenas o campo artístico. Conforme uma pesquisa inédita divulgada pela Glamour, 96% dos brasileiros acreditam na capacidade desse recurso para mudar o mundo. 

 

Infográfico sobre criatividade e como desenvolve-la

 

Como ser criativo? A criatividade é um dom? 

Ser uma pessoa criativa não é um dom. Na verdade, alguns indivíduos têm mais facilidade em determinadas atividades, mas todos são capazes de se desenvolver em qualquer área. Logo, com esse aspecto não seria diferente. É totalmente possível adquirir essa característica com estudo, estímulos e treino. 

Quando se trata de aplicar a criação no meio corporativo, Benito Berretta, Managing Director da Hyper Island Américas, sugere o uso da técnica “inversão de suposições”. "Esse método incentiva a examinar e reformular teorias. Ao mesmo tempo, permite você se libertar dos pontos de vista tradicionais para promover o pensamento inovador", explica o especialista. Confira o guia elaborado por Berretta e aplique a técnica: 

  1. Selecione um tópico: escolha um assunto de seu interesse, o qual pode estar relacionado ao seu trabalho, um hobby, entre outros nichos. 
  1. Identifique especialistas: encontre dois ou três especialistas com conhecimento, ou experiência no tema escolhido. Para isso, leia trabalhos publicados ou assista às suas apresentações.
  1. Reúna suposições: faça anotações enquanto interage com o conteúdo dos especialistas. Anote as suposições ao ler, assistir ou ouvir os insights.
  1. Liste as ideias recolhidas: crie uma lista em post-its separados. Cada hipótese deve representar uma perspectiva compartilhada pelos especialistas.
  1. Inverta as concepções: agora vem a parte criativa! Pegue cada suposição e “inverta-a”. Desafie o ponto de vista convencional e imagine um cenário oposto ou inesperado.
  1. Expanda e combine: brinque com os resultados obtidos da ação anterior. Pense em como elas podem se cruzar ou se expandir para novas ideias. Combine para criar conceitos únicos.
  1. Idealize: faça um brainstorming de soluções, projetos ou abordagens criativas relacionadas ao tópico escolhido. Permita-se pensar fora da caixa.
  1. Reflita: considere como esse procedimento influencia o seu pensamento criativo. Abriu novas possibilidades? Revelou preconceitos ou limitações ocultas na sua compreensão anterior?
  1. Discuta: compartilhe as criações com outras pessoas. Discuta como suposições desafiadoras podem levar a soluções inovadoras e, consequentemente, promover a criatividade. 

Como um profissional criativo é visto pelo mercado de trabalho? 

Gabriel Siqueira, Analista de Treinamento do Nube - Estagiários e Aprendizes, pontua a relevância dessa skill para o universo empresarial. “A criatividade é uma das habilidades  apresentadas como fundamentais para manter a empregabilidade, como mostram os últimos dois relatórios do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum). Portanto, essa perspectiva deixa clara a sua valia”, argumenta o profissional. 

Afinal, segundo Siqueira, por meio dela é possível atingir maiores resultados.  O acesso a esse campo abre um leque de habilidades como a resolução de problemas, adaptabilidade às mudanças, colaboração com diversidade e inovação contínua.


Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete