O Brasil encerrou 2019 com 11% de desempregados, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em momentos de incertezas financeiras, o surgimento de novas chances fica comprometido. Por isso, encontrar um novo posto de trabalho tende a ser mais árduo. Apesar de ser difícil manter a calma diante das informações desfavoráveis, cultivar a tranquilidade torna-se um fator essencial nesse momento. 

Carolina Regis, estagiária de marketing da Assist, encontra adversidade para lidar com o clima de tensão e competição. Por isso, ela é precavida. “Normalmente eu faço uma pesquisa aprofundada sobre a empresa e as funções da mesma no mercado, além das atividades do cargo a ocupar”, conta.

Dicas para o processo seletivo

O primeiro passo é desenvolver um bom currículo e procurar oportunidades de acordo com o seu perfil.  Na visão de Marina Tomaz, analista de RH na CI&T, em Campinas (SP), quem busca recolocação precisa entender também quais plataformas tem vagas de seu interesse. “Ao encontrá-la, deve procurar algum contato em redes profissionais para fazer uma recomendação ao time de recrutamento e seleção”, indica.

Contudo, além disso é necessário enfrentar a entrevista e esse momento pode ser difícil sem a preparação adequada. Afinal, é o primeiro contato físico com o recrutador e diversos aspectos serão analisados. Para causar uma boa impressão, a primeira dica é a pontualidade. O candidato deve chegar com ao menos 15 minutos de antecedência. Além disso, vestir-se adequadamente também é importante, pois demonstra seriedade e compromisso com o tom do momento.

Outro ponto relevante é manter o celular desligado. Se houver uma emergência, avise ao recrutador sobre a situação. Por último, seja verdadeiro, pois com certeza suas informações foram pesquisadas e talvez até checadas com os empregadores anteriores. 

Aproveite para realizar nosso curso gratuito “Tenha sucesso em processos seletivos!”. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe