Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagio-ou-aprendizagem-nao-confunda-mais

Estágio ou Aprendizagem? Não confunda mais! 

Notícia | 18/12/2019

Vinícius Lima

Uma chance de entrar no mercado de trabalho e adquirir experiência: esse é o sonho de grande parte da população mais nova. Entretanto, o desafio é entender a melhor maneira de ingressar e permanecer no ambiente corporativo com uma carreira de êxitos. Justamente por isso, conhecer as melhores possibilidades para o seu perfil é essencial.

Aprendizagem

Um dos meios de garantir uma oportunidade é o programa Jovem Aprendiz, destinado para quem tem entre 14 e 24 anos incompletos. Para esses, a escolaridade requerida é estar no nível médio ou já ter concluído essa etapa. Outro aspecto relevante a ser destacado é relacionado aos direitos garantidos, os quais são os mesmos para funcionários efetivos, pois essa modalidade é assinada na CLT.

A carga horária é reduzida, afinal, são 6 horas diárias e 30h semanais para quem ainda não terminou os estudos. A rotina pode chegar até 8h ao dia, se também estiver incluso o encontro teórico previsto na legislação, caso o profissional já tenha concluído seus estudos.

Estágio

Outra maneira de começar sua trajetória é o estágio. Para esse caso, é mandatória a matrícula e a frequência em instituições de ensino médio, técnico, superior ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Também é preciso ter acima de 16 anos para procurar vagas desse estilo, mas não há limite.

As normas aqui são diferenciadas, pois quem estagia não tem sua carteira de trabalho carimbada e, portanto, não goza dos mesmos benefícios, tais como o FGTS, 13º salário e verbas rescisórias.

Qual é melhor?

Independentemente do caminho a ser trilhado, os ganhos podem ser expressivos. De acordo com Jaqueline Vieira, coach, de Salvador, estar disposto a aprender é fundamental para conseguir formar seu perfil e fortalecer suas habilidades. “Em qualquer época da carreira, mas principalmente no começo, é imprescindível dar ‘a cara a tapa’ e buscar evoluir o máximo possível”, orienta. Portanto, não há um meio melhor em relação ao outro.

Valquíria Fernandes estagia na área administrativa e fala sobre como isso a ajudou a entender suas maiores qualidades e pontos de melhoria. “É uma jornada de autoconhecimento muito valiosa”, relata.

Portanto, o importante é se cadastrar no Nube e procurar as melhores chances para o seu perfil. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete