Está em dúvidas sobre qual trajetória seguir ao terminar o ensino médio? Se interessa por viagens e gosta de estudar? Se sua resposta for sim, considerar uma carreira no turismo pode ser uma excelente opção!

Visão de um docente

Para o professor da área pela Universidade Federal do Pernambuco, Cleber Castro, o turismólogo é responsável por práticas de planejamento, gestão, estudos e análises em organizações públicas e privadas, visando a mediação das viagens e atividades dos turistas. “Essa é uma atividade consolidada mundialmente devido ao aumento na quantidade de viajantes e movimentações econômicas. Por isso, há uma demanda crescente na atuação em entidades estabelecidas e em oportunidades criadas a partir das mudanças socioculturais e tecnológicas atuais”, comenta.

Dados do setor

Atualmente, segundo o censo do Inep/MEC, são cerca de 13.152 matriculados nessa graduação e outros 1.953 concluintes. Um aspecto também relevante a ser considerado antes de optar por um caminho é analisar quanto ganha quem atua no ramo. Segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa Auxílio do Nube, o estagiário desse nicho recebe, em média, R$ 965,70 ao mês.

Desafios e ganhos

Ainda de acordo com o mestre, o universitário, quando escolhe esse rumo, poderá aprimorar habilidades técnicas, como o conhecimento de métodos e explicações científicas para aplicá-las de maneira prática. “Isso é importante porque o turismo é um vetor de  desenvolvimento socioeconômico nos locais onde ocorre. Por isso, o graduando precisa ter uma visão ampla da atividade e do setor, mantendo-se sempre atualizado”, explica.

Qual a opinião de quem cursa?

Natalia Fernandes se matriculou no curso pela Unip - Universidade Paulista e está entusiasmada para estagiar. “O ambiente profissional é diferente do acadêmico e, por isso, quero tirar proveito dos dois universos para ter um diferencial”, conta.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre essa possibilidade de carreira. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe