Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
4-ideias-para-integrar-um-novo-funcionario

4 ideias para integrar um novo funcionário 

Notícia | 04/09/2019

Gabriela Vasconcelos

Integrar um colaborador ao time é indispensável para garantir o engajamento emocional dele ao novo trabalho. Por esse motivo, grandes empresas estão tão preocupadas em promover um processo de agregação de novos funcionários de alta qualidade. Fique por dentro!

Também chamado de onboarding, a integração corresponde ao processo de fazer o recém-contratado se sentir parte do time. Afinal, o novato pode ficar deslocado dentro do trabalho. Há o choque com uma outra cultura organizacional, além dos novos colegas e rotinas de trabalho. Isso pode impedir o profissional de entregar o seu melhor e até deixá-lo desconfortável por muito tempo.

Assim, veja as dicas de Marcelo Furtado, fundador e CEO da Convenia:

1. Primeiro, como soa a ideia de um almoço!?

Convide o empregado para almoçar no seu primeiro dia. Leve também as pessoas as quais trabalharão diretamente com ele. Esse será um ótimo momento para contar boas histórias, fugir da formalidade corriqueira e confraternizar. Também transmitirá uma importante mensagem: "aqui, valorizamos as pessoas". 

  1. Envolva o talento em tarefas interessantes

Incentive-o a participar de alguma atividade da empresa, como dar ideias para campanhas ou mural de frases de motivação. Inclua-o em um pequeno time e deixe a inventividade emergir. Ele vai experimentar um forte senso de pertencimento. Além disso, poderá somar ideias realmente frescas à organização.

3. Sim! Comemore os louros da vitória

Reconheça e comemore com ele pequenas vitórias do grupo ou pessoais, como aniversários ou uma venda. Em momentos festivos, os indivíduos tendem a afrouxar as "regras sociais" e interagir de maneira flexível. Elas também costumam se comunicar de forma menos polida e mais engraçada, fator potencializador da integração.

4. Faça algo divertido fora da empresa

Promova e convide todos para um evento informal, por exemplo, um happy hour ou um jogo de boliche em equipe. O objetivo é o mesmo da dica anterior, afrouxar as convenções. A diferença é: será em um ambiente menos rígido e haverá possibilidade de criar vínculos de amizade mais fortes. Os ganhos de entrosamento também serão maiores dentro do ambiente corporativo.

Na visão da consultora de RH e coach, Dilza Taranto, do Rio de Janeiro (RJ) as dicas são válidas e necessitam ser permanentes. “A instituição precisa ser um local benéfico, saudável e inspirador. Isso cria laços afetivos entre a empresa e seus funcionários, reduz o desgaste com o trabalho e aumenta a motivação”, afirma.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete