Mensalmente, 35 adolescentes dos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul se reúnem virtualmente para debater e discutir temas relacionados ao conhecimento, políticas e experiências da juventude. É assim a rotina do Fórum de Adolescentes, iniciativa das Escolas Sociais do Grupo Marista. Elas atendem gratuitamente mais de 7.500 crianças em áreas de vulnerabilidade social, junto com a Rede Marista de Colégios.

O objetivo é fortalecer a participação dos juvenis para atuação nos espaços de formulação e decisão nas instituições de ensino e em outros lugares. Os assuntos incluem a cultura da paz, ensino de qualidade, projeto de vida, participação ativa e exercício da cidadania. 

“Essas temáticas fazem parte do dia a dia dos estudantes. Pensando em uma educação integral, nós, escolas e comunidade educativa, somos corresponsáveis pela formação desses alunos e alunas para a vida. Ou seja, eles precisam ver sentido no aprendizado dos espaços estudantis e conseguir  criar pontes com a sua vida dentro e fora desses locais e vice-versa”, explica o coordenador do projeto, Danilo Vaz, de Curitiba (PR).

A participação da turma fortalece as ideias a serem propagadas nas salas de aulas e nas atividades em comum. Os participantes aproveitam esse momento para dividir as experiências. “O mais importante, como o colégio é um espaço coletivo, é aprendermos não só a expressar a nossa opinião, mas também a ouvir e entender a do outro”, revela Maria Vitória Lopes Ferreira, de 12 anos, do Centro Educacional Marista Champagnat, localizado em Cascavel (PR).

O sistema de videoconferência é utilizado para manter os encontros. “A tecnologia contribui na mediação do Fórum, na entrega de tarefas e na manutenção do grupo de discussão. Além disso, nos ajuda a aproximar realidades de diversas cidades e culturas” reforça Vaz.

Assim, o educador inserido nesse novo contexto precisa entender a importância de se adaptar de maneira positiva. Afinal, as transformações estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe