Quem nunca se sentiu estressado por não conseguir solucionar algum problema ou ser dominado pelo cansaço? No ambiente profissional, esse episódio é cada vez mais comum. Atrasos, entregas em cima da hora, baixo desempenho… todos esses podem ser sinais dizendo o quanto você está esgotado.

Segundo Vinicius Lopes, esse quadro configura-se na síndrome de Burnout, a qual tem como seu principal estopim o estresse desenfreado. “Foi recentemente incluída na lista de doenças pela OMS (Organização Mundial de Saúde), tem difícil diagnóstico, pois não tem efetivamente sintomas físicos, mas sim psicológicos, os quais abalam o corpo físico e a mente. É responsável por um número absurdo de afastamentos”, explica.

1. Alteração de humor repentina e reações bruscas;
2. Pensamentos acelerados, esquecimento frequente e falta de foco;
3. Não desliga-se do trabalho e em momento de lazer pensa sobre o ambiente corporativo;
4. Todas as conversas giram em torno do serviço, queixa-se sobre os problemas e faz comentários negativos;
5. O indivíduo se vê aéreo, distante dele próprio e se sente desconfortável emocionalmente.
6. Dificuldade para dormir e fica preocupado com o lado profissional;
7. Sensação de angústia e sofrimento antes de iniciar a semana.

Isabelle de Cássia Gouveia cursa engenharia de produção pela Universidade Federal do Paraná. A jovem tem o costume de levar alguns assuntos referentes às suas funções para fora do mundo dos negócios. Sua maior insegurança é se vai dar conta da carga ou não, mas a estudante procura manter a tranquilidade.  “Eu tento controlar e administrar os projetos de minha responsabilidade em relação à minha capacidade de fazer dar certo. Assim, não acarreto prejuízos para mim e nem para a empresa”, conta.

Para o especialista, o recomendado é encontrar um equilíbrio emocional. “É melhor repensar pensamentos, atitudes e comportamentos”, aconselha. Portanto, identifique essas questões em si mesmo e vá atrás do seu bem-estar. É hora de mudar! Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe