Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estresse-no-trabalho-como-evitar

Estresse no trabalho: como evitar? 

Notícia | 24/04/2019

Layane Bittencourt

Quem nunca se estressou por algo no trabalho? Esse é um comportamento bem comum para os brasileiros. Segundo estudo feito pelo LinkedIn, quase metade dos entrevistados alega vivenciar situações como essas. O Brasil inclusive, atingiu o mesmo percentual do nível global, junto de Alemanha e Austrália (49%).

De acordo ainda com o levantamento, o maior motivo do esgotamento está ligado a falta do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além da carga de trabalho desempenhada (70%). Logo em seguida, estão a ausência de confiança no futuro do emprego e senso de propósito, com 64% cada um. Outros 63% dos respondentes colocam a culpa em colegas e ‘jogos políticos’, por causarem esforço emocional demasiado.
 
Segundo Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina, uma das formas mais eficientes de saber lidar com essas adversidades é impor limites. “A maior causa constatada no estudo foi o trabalho excessivo. Os colaboradores precisam aprender a dizer ‘não’ em determinadas situações e priorizar quais questões são mais importantes”, recomenda. Dessa forma, haverá mais excelência na execução das atividades e maior produtividade.

Pensando em te ajudar, o LinkedIn separou algumas dicas:
 
1. Aprenda a dizer não, respeite seus limites;
2. Você não pode controlar o futuro, mas a si próprio, sim. Capacite-se;
3. Nem todo mundo tem tudo planejado;
4. A política no trabalho é uma realidade, mas não é tão ruim quanto parece.
 
Mariane Andrade Moreira, estudante de ciências políticas, na Universidade de Brasília, se enquadra nesse grupo de brasileiros estressados. Na maioria das vezes, o fator de sua irritação é a quantidade de demanda e a dificuldade de entregá-las com eficiência. “Para lidar com isso, eu organizo em um bloco de notas minhas funções e coloco ordem de prioridade”, conta. Além disso, busca ajuda de sua equipe, pois gosta de aprender com as experiências de quem já está há mais tempo no ramo.

E você? Qual alternativa tem para ficar mais calmo(a)? Não deixe de lado seu bem-estar e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete